Salários de dezembro dos servidores estaduais serão pagos antes do Natal

Os salários do funcionalismo público do Estado relativos ao mês de dezembro serão pagos antes do Natal. O anúncio da antecipação dos pagamentos foi feito pelo governador Paulo Hartung, nesta quinta-feira (8), durante o evento  ES Competitivo. Na ocasião, o gestor afirmou ainda que o Espírito Santo fechará 2016 com os caixas no azul e despesas de custeio e fornecedores totalment pagas. 

 

Durante o evento, Hartung defendeu ainda a construção de projetos estratégicos, na iniciativa pública e privada, que viabilizem a construção de planejamentos estratégicos para programar e possibilitar o desenvolvimento do Estado.  A análise do governador foi realizada durante encontro promovido para lideranças empresariais e formadores de opinião.   

 

"Precisamos mudar a cultura das pessoas para pensarem além da região que vivem. Precisam pensar no município e Estado de forma conectada com esse mundo globalizado que estamos vivendo. Neste contexto, é importante termos competitividade. É necessário produzir um olhar contemporâneo com o nosso tempo e as oportunidades futuras. Competitividade sistêmica tem que ser meta mobilizadora de todos os capixabas", cravou o governador.

 

Durante o evento, Hartung detalhou a política de austeridade fiscal desenvolvida pelo Governo do Estado e explicou os investimentos prioritários na área de educação, com o projeto Escola Viva, e na saúde, com a reorganização do sistema, abertura de novos leitos e criação de centros regionalizados para atendimento médico especializado. Hartung também falou sobre o Ocupação Social, que tem dialogado com jovens em situação de vulnerabilidade social que não estudam e nem trabalham. "Em plena crise estamos implantando políticas públicas transformadoras", destacou.

 

Ao longo do evento, foram apresentadas as conclusões dos debates, entrevistas e palestras realizadas em outubro e novembro em Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. O economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, foi um dos convidados do evento que simbolizou o encerramento do projeto ES Competitivo 2016.

 

“A disciplina fiscal e a imensa capacidade de reação do Espírito Santo mostram ao país que é possível e muito importante que um estado faça mais com menos. É um fio para a nossa esperança”, disse Fraga, ressaltando que o avanço da competitividade nacional depende das reformas e de um ajuste que vai além da economia, envolvendo muito o cenário político.

 

Propostas

 

O ES Competitivo tem o propósito de mapear estratégias que possam ser adotadas pelo Espírito Santo para dinamizar a economia e gerar novas oportunidades de trabalho, renda e ascensão social para os capixabas. Foram realizados quatro encontros para discutir como melhorar a competividade capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e em Vitória. Neste último, o foco foi apresentar as conclusões sobre os debates realizados. 

 

Durante o evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, destacou que o ES Competitivo contribuirá para a agenda de desenvolvimento do Espírito Santo. “As propostas que saem daqui se incorporam a nossa agenda porque o debate de qualidade gera energia e serve de inspiração para o bom combate”, afirmou.

 

Azevedo ressaltou que o Governo do Estado tem feito um esforço de desburocratização, com recentes e importantes ações para, com responsabilidade compartilhada, acelerar a abertura de empresas e o licenciamento ambiental. “Estamos priorizando investimentos na área de logística, mantendo um ajuste fiscal rigoroso e desburocratizando a máquina pública de forma a garantir um ambiente de negócios favorável para a geração de emprego e renda para os capixabas”, finalizou. 

 

Fonte e foto: ascom/governo do Estado

Confira mais Notícias

Mercado eleva para 2,96% projeção de expansão da economia em 2024

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em agosto

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Mercado eleva para 2,68% projeção de expansão da economia em 2024

Carteira de crédito do Sicoob ES tem crescimento próximo a 30% no primeiro semestre de 2024

Mercado aumenta previsão da inflação de 4,12% para 4,2% em 2024

Inflação oficial sobe para 0,38% em julho, puxada pela gasolina