A chuva não vai dar trégua. O tempo segue instável no Espírito Santo e a chuva prossegue nesta sexta-feira, uma preocupação a mais para as várias cidades que já sofrem com a enchente provocada pelas águas. As precipitações não devem ser fortes, mas a situação ainda é de muita atenção para deslizamentos e elevação do nível dos rios, avalia o Climatempo. Não há risco de temporais para esta sexta-feira e nem no sábado. O sol aparece, mas pode chover fraco. Além da chuva e de ventos moderados, o ar polar está se espalhando sobre o Espírito Santo o que vai fazer a temperatura baixar em todo o estado.
Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia e do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais – entre 9h do dia 14 e 9h do dia 15 de dezembro choveu mais de 100 mm em diversas locais do centro-sul do Espírito Santo.
Pela medição do Cemaden, até por volta das 9h30, os maiores acumulados de chuva foram observados na região de Castelo, Alegre, Guarapari (Grande Vitória) e Cachoeiro de Itapemirim.
Em todos estes locais choveu mais de 100mm em 24h, o que é uma quantidade muito elevada, com potencial para provocar grandes alagamentos nos centros urbanos e até enchentes, dependendo de como estava o nível de córregos e de rios antes da chuva intensa acontecer. O rio Itapemirim vai encher mais!
A situação do centro-sul do Espírito Santo exige muita atenção porque a chuva volumosa desta quinta-feira está caindo em locais que já receberam muita chuva em novembro. Os solos já estão muito úmidos e os rios com níveis relativamente elevados. Assim, o risco de enchente e deslizamentos de terra é maior do que no começo de novembro.
Veja alguns volumes de chuva registrados pelo Cemaden entre 9h30 do dia 14 e 9h30 do dia 15 de dezembro de 2016
Fonte: Climatempo