Tradição: Domingos Martins terá Folia de Reis nesta sexta-feira

Uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas do Brasil será realizada em Domingos Martins nesta sexta-feira (6). O colorido e a cantoria da Folia de Reis vão estar nas ruas de Campinho a partir das 19 horas e moradores e turistas estão convidados a participar.

 

A celebração relembra a história dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do menino Jesus para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Os grupos folclóricos Folia do Mar e Missão Divina, de Cachoeiro de Itapemirim, irão percorrer diversas ruas e avenidas da cidade e visitarão moradores. Outros dois grupos de Santa Teresa foram convidados pelo município, e a prefeitura aguarda a confirmação de participação.  

 

O ponto de partida dos grupos será no coreto da Praça. Dr. Arthur Gerhardt, às 19 horas. Após a peregrinação, a Folia de Reis retorna ao coreto para um grande encontro de encerramento com apresentações de músicas típicas.

 

Saiba mais os personagens da Folia de Reis

 

– Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra

 

– Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras

 

– Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos

 

– Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa

 

– Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos estampadas

 

– Festeiro: é em sua casa que geralmente ocorre a cerimônia da  “tirada da bandeira”

 

– Banda musical: músicos uniformizados tocando violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta

 

Brilho de Natal continua até o dia 15

Embora a Folia de Reis marque também o encerramento, para os católicos, dos festejos natalinos, o Brilho de Natal de Domingos Martins segue até o dia 15 com iluminação da Praça Dr. Arthur Gerhardt e visitação à Vila do Papai Noel. Atrações culturais também estão previstas até o término das atividades. A programação será divulgada em breve pela Secretaria de Cultura e Turismo. 

 

Veja os horários de visitação da Vila do Papai Noel:

Segunda a quinta: 18h às 22h
Sexta: 18h às 23h
Sábado: 12h às 23h // Neve: a partir das 20 horas
Domingo: 12h às 22h // Neve: a partir das 20 horas
Luzes acesas da vila e da praça acesas a partir das 18 horas

 

 

Fonte e foto: ascom/PMDM

Confira mais Notícias

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante

Concerto em Venda Nova une piano e canto de músicas de compositores capixabas

Cultura

Festa da Uva do Vinho: 59ª edição acontece em São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves

38ª Festa do Tomate de Alto Caxixe começa nesta sexta-feira (24) em Venda Nova do Imigrante

Cultura

Documentário revela a vida e o legado de Padre Cleto Caliman