Pratas da casa: vendanovenses brilham no futebol nacional

Luiza Fiorese
estagiária

 

Começou dia 2 de janeiro a Copa São Paulo de Futebol Junior, principal competição para os atletas de base no Brasil. São jovens do sub-20 de 120 times espalhados pelo Brasil inteiro, sendo, para muitos, a melhor possibilidade de se destacarem. E Venda Nova do Imigrante não fica de fora dessa. A cidade conta com quatro jovens atletas, representando os times do Santos FC, América Mineiro e Rio Branco (Vitória – ES).

 

Os objetivos são diferentes na competição, mas o início dos quatro foi o mesmo: entraram no futebol por meio do Rio Branco de Venda Nova do Imigrante. João Victor Bravim, é goleiro do Santos FC e vai em busca do título, com uma das bases mais importantes do país. Ronaldo Santos, lateral direito do América Mineiro, que chegou à semifinal da competição ano passado, espera ganhar experiência, já que é seu primeiro ano no Sub-20, e também diz que o clube veio forte para disputar o título. 

 

Já Charley Jhonson e Gean Roriz nunca tiveram um contrato profissional com clubes, mas se destacaram em competições amadoras e estão representando o Rio Branco de Vitória – ES, que não passou da primeira fase, mas fez uma bela campanha e agradou o técnico. Os jovens foram com esperança de chamar atenção de clubes maiores, que possam lhes oferecer um contrato profissional.

 

Quem deu o primeiro passo foi o treinador do Rio Branco de Venda Nova, Marcio William Santos, que ressalta a safra de meninos que nasceram em 1998 e 1999 como a melhor que o time já revelou. Tratando-se da Copa São Paulo, ele ainda acrescentou: "para eles é uma experiência incrível e, para nós, é prazeroso e gratificante, porque mostra que nosso trabalho está sendo bem feito. Torcemos pra que os meninos alcancem seus objetivos".

 

Histórico dos campeões

João Victor já assinou dois contratos profissionais, passando pelos clubes América Mineiro, Cruzeiro e, agora, no Santos. As esperanças do primeiro técnico, Marcio William Santos, são muito grandes sobre o garoto, que já treinou com o time profissional santista e foi elogiado pelo técnico do profissional, Dorival Júnior.

 

Ronaldo chegou ao sub-20 esse ano pelo time do América Mineiro e já assinou um contrato profissional com o clube. Habilidoso, o lateral sabe que pode conquistar o público com seu jogo.

 

Charley é zagueiro, e já passou por clubes como Vasco, Flamengo, América-MG e até chegou até a atuar pela Seleção Brasileira em 2012. Depois de ser dispensado pelo América MG, o jovem chegou a desistir da carreira e voltou para Venda Nova para estudar. Agora, com essa nova oportunidade na Copa São Paulo, o garoto pensa em voltar. "Eu já tinha desistido, mas foi uma coisa de Deus que disse: 'Charley, é mais uma oportunidade que eu estou te dando'".

 

Gean é natural de Afonso Cláudio, mas desde criança joga no Rio Branco de Venda Nova do Imigrante, onde sempre se destacou, e jogou a série B do campeonato capixaba no time profissional do clube. 

Confira mais Notícias

Esporte

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Vendanovense vai representar o Brasil na Paralimpíada de Paris

Aventura

Aventura e adrenalina: sucesso da 8ª edição do Polenta Off Road em Venda Nova

8º Polenta Off Road: aventura, música e gastronomia em Venda Nova do Imigrante

Aventura

Campeonato de Enduro 2024 promove aventura e confraternização em Venda Nova

Falta 1 mês para o Polenta Off Road 2024 em Venda Nova

Esporte

CBF confirma Fluminense x Atlético/MG no estádio Kleber Andrade

Internacional

Atleta japonês vai ministrar curso em Venda Nova do Imigrante neste domingo (21)