Fernanda Zandonadi
jornalismofmz@gmail.com
O sinal de alerta contra a febre amarela acendeu também em Venda Nova do Imigrante. Quatro macacos foram encontrados mortos, no último sábado (14), na localidade de Alto Bananeiras e a suspeita é de que o vírus tenha causado os óbitos dos primatas. A Secretaria de Saúde do município solicitou ao Estado doses extras da vacina, para se juntar a outras 23 cidades capixabas que já estão incluídas na área de risco.
Segundo o secretário de Saúde de Venda Nova, Tadeu Sossai, a inclusão do município não foi feita antes porque os macacos mortos só foram descobertos no sábado. "A nota do Estado foi divulgada na sexta-feira e só no sábado foram notificados os casos em Venda Nova".
Ele salienta ainda que não foi feita a análise do material coletado dos macacos, portanto, ainda não há confirmação da doença circulando na área silvestre da cidade. "Podem ser outras doenças, como raiva, por exemplo. Mas não vamos esperar o resultado dos exames para começar a imunização. Lembrando que vamos vacinar as pessoas das áreas de risco, na zona rural primeiro, e também os profissionais que estão realizando as visitas. Depois, à medida que o Estado enviar as doses, vamos disponibilizar para toda a população".
Suspeita em humanos
A Secretaria estadual de Saúde (Sesa) foi notificada sobre dois casos de suspeita de febre amarela no Espírito Santo. São os primeiros no Estado, desde que começou o surto da doença em cidades do leste de Minas Gerais. Os casos ainda serão investigados. O diagnóstico definitivo pode indicar outras doenças com sintomas semelhantes.
Um dos casos suspeitos da localidade de Mata Fria, zona rural de Conceição do Castelo. Por suspeitar estar diante de um caso de febre amarela, a secretaria municipal de saúde notificou a Sesa e o médico pediu a transferência do paciente, um homem de 45 anos, para algum hospital da Grande Vitória.
A vacina
O Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica de risco-benefício. Pessoas com histórico de reação alérgica à substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e ouros produtos com proteína bovina), além de pacientes com histórico anterior de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, ausência de timo ou remoção cirúrgica) também deve buscar orientação profissional.
Contraindicações:
• Crianças menores de 6 meses de idade.
• Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.
• Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave.
• Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia,radioterapia, imunomoduladores).
• Pacientes submetidos a transplante de órgãos.
• Pacientes com imunodeficiência primária.
• Pacientes com neoplasia.
• Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).
• Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).
• Gestantes. A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.
Veja os municípios que vão disponibilizar as vacinas de febre amarela (Venda Nova foi incluída nesta segunda-feira (16))
1.Água Doce do Norte
2. Alto Rio Novo
3. Baixo Guandu
4. Barra de São Francisco
5. Brejetuba
6. Divino São Lourenço
7. Dores do Rio Preto
8. Guacui
9. Ibatiba
10. Ibitirama
11. Irupi
12. Iúna
13. Laranja da Terra
14. Mantenópolis
15. Montanha
16. Mucurici
17. Pancas
18. Afonso Cláudio
19. Ecoporanga
20. Colatina
21. Itaguaçu
22. Governador Lindemberg
23. Conceição do Castelo