Henrique Pagotto
jornalismofmz@gmail.com
A população de Venda Nova do Imigrante foi em peso aos postos de saúde para se vacinar contra a febre amarela na manhã desta segunda-feira (23). Antes das 8h, horário marcado para começar a vacinação, já havia filas nos postos para conseguir atendimento.
No posto do Bairro Minete, na longa fila estavam idosos, adultos e crianças. Para se proteger do sol forte, algumas pessoas usaram guarda-chuva. Já em São João de Viçosa, a fila está perto da BR 262, e algumas pessoas levaram cadeiras de praia para aguentar a espera.
A dona de casa Polyane Camila Lima, de 28 anos, chegou ao posto de saúde do Bairro Minete por volta de 8h e conseguiu ser vacinada às 10h. “Fui orientada a vir vacinar. Tentei na sexta-feira, mas não consegui. Hoje deu certo”, contou.
Quem não teve a mesma sorte foi a secretária Elena da Penha Martins Venturim. Ela chegou ao mesmo posto de saúde, acompanhada da filha Ana Clara, de dez anos, por volta de 10h, quando a fila já estava enorme. Ao chegar, foi informada que havia um homem na fila já marcado como o último a ser vacinado hoje.
“Quando me falaram da vacinação, não me disseram que teria um limite de vacinas por dia”, disse. Ela estava preocupada porque trabalha na área da saúde e lida com muitas pessoas e também frequenta muito a zona rural, em Aracê. “Vou voltar amanhã. E vou chegar às 5h”.
Na última sexta-feira (20), a Prefeitura de Venda Nova divulgou que a vacinação teria início, para toda a população, a partir desta segunda-feira (23), nos postos de saúde das 8h às 14h, mas não informou que haveria limite de vacinas.
Resposta
A prefeitura informou, por meio de nota, que “para suportar a grande procura pela imunização, principalmente nos primeiros dias, alguns postos de saúde estão distribuindo senhas, uma vez que não é possível atender a todos os moradores em um único dia.” A nota diz ainda que há doses para todos os moradores e a campanha vai acontecer até que cada vendanovense seja vacinado.
Veja a íntegra da nota:
A Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o município recebeu doses da vacina contra a febre amarela suficientes para a imunização de toda a população que pode ser vacinada. A campanha começou para o público em geral nesta segunda (23), atendendo das 8h às 14h, mas esse horário poderá ser ampliado se verificada a necessidade.
Para suportar a grande procura pela imunização, principalmente nos primeiros dias, alguns postos de saúde estão distribuindo senhas, uma vez que não é possível atender a todos os moradores em um único dia. Esse procedimento se deve, inclusive, às características técnicas especiais da vacina, que demanda cuidados extras de congelamento e descongelamento. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que há doses para todos os moradores e que a campanha vai acontecer até que cada vendanovense tenha sido vacinado.
A Secretaria esclarece também que esta é uma campanha de prevenção e que Venda Nova não possui casos suspeitos ou confirmados de febre amarela.
Fotos: Henrique Pagotto e Rivelino Guimarães