O frio do último final de semana promete se prolongar na Região Serrana do Estado. Segundo o Instituto Climatempo, a manhã da próxima terça-feira (23) deve ter um novo recorde de baixas temperaturas no Espírito Santo, por conta de uma frente fria que passa em terras capixabas e avança para o Sul da Bahia. A chuva também deve continuar pelo menos até a quarta-feira (24), quando há promeça de aberturas de sol ao longo do dia.
E com a aproximação do inverno, os termômetros não devem subir muito nas próximas semanas. Até o começo de junho, três massas polares vão passar pelo Brasil, com diferentes intensidades. A primeira provoca frio moderado entre os dias 20 e 22 de maio, mas a sua atuação será basicamente sobre o Sul do Brasil. As duas outras massas polares passam pelo país nos últimos dias de maio, após o dia 27, e nos primeiros dias de junho de 2017. As duas serão fortes, com potencial para provocar frio intenso e temperaturas abaixo de zero na Região Sul e também para fazer com o termômetro fique abaixo dos 10°C e gear em algumas áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Além disso, a virada de maio para junho deve ser com friagem moderada a forte em áreas de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
A maior chance de uma queda de temperatura acentuada na região das capitais Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória será com as massas polares do fim de maio e do começo de junho.
Com informações do Climatempo