A recente passagem de uma frente fria no fim de semana sobre o Espírito Santo deixou uma forte concentração de umidade no Estado. Nuvens baixas são observadas em Vitória e em toda a Região Serrana, e as pancadas de chuva de fraca intensidade acontecem ao longo de todo o dia. A chuva não vai se prolongar.
Uma grande massa de ar seco ganha força no interior do Brasil e as condições de chuva estão diminuindo no Sudeste. Já nesta quinta-feira (25), a nebulosidade e a chuva começam a diminuir no Espírito Santo e as nuvens ficam menos carregadas. A temperatura sobe, mas pode chover rápido ao longo do dia. A partir de sexta-feira (26), o tempo fica mais seco e quente e o capixaba volta a sentir calor. O fim de semana será de sol e calor. A Região Serrana terá um friozinho à noite e ao amanhecer.
Chuva acima da média
De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 01 até o dia 24/05, já foram acumulados mais de 161,5 milímetros de chuva na capital capixaba, o que representa 88% de chuva acima da média normal para o mês que é de 86 milímetros. Praticamente toda a chuva que caiu em Vitória aconteceu entre a manhã do dia 20 e 24/05. Nas montanhas também não é diferente. Em Venda Nova do Imigrante, por exemplo, já choveu o equivalente a 147% do esperado para um mês de maio.
Maio de 2017 está sendo muito mais chuvoso se comparado ao mesmo período do ano passado quando choveu 12,9 milímetros, na cidade. Em maio de 2015, também choveu muito em Vitória. O Inmet registrou 199,8 milímetros acumulados em 31 dias.
Com informações do Climatempo