Inverno no Sudeste será ensolarado, com frio mais intenso apenas no início e final de julho

O inverno de 2017 começa à 1h24 do dia 21 de junho e termina às 17h02 do dia 22 de setembro. Dias de sol, com pouca nebulosidade e ar seco são características do inverno por quase todo o Brasil.

 

Os meses de inverno são tipicamente secos no Sudeste do Brasil, com raros eventos de chuva no interior da Região. O mais comum é que áreas no leste da Região, como o sul e o leste de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro, o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo tenham alguns dias com muita nebulosidade e alguma chuva fraca por causa passagem das frentes frias pela costa. Os grandes sistemas de alta pressão atmosférica que normalmente predominam no interior do Brasil nos meses de inverno deixam o ar muito seco mesmo na passagem de frente frias pelo litoral.

 

O ar seco deixa a noite com poucas nuvens, o que causa grande perda radiativa. Este efeito faz com que o ar esfrie bastante durante a noite e por isso é comum termos temperaturas baixas no Sudeste no inverno, até abaixo de 10°C nos vales e serras, mesmo sem a presença de ar polar intenso.

 

Mas é a passagem de massas polares eventualmente fortes que causa o resfriamento intenso do ar. Assim, eventos de geada ocorrem no inverno em áreas de São Paulo, no Sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira, no sul do estado do Rio de Janeiro. Eventos de geada na Zona da Mata Mineira, na região serrana fluminense e outras áreas do Sudeste são raros.

 

O inverno de 2017 deve ser com pouco frio na Região Sudeste. Não se deve esperar por eventos de frio intenso e prolongado como ocorreu em 2016. Veja o resumo da previsão climática elaborada pela Climatempo e mais detalhes como meteorologista Alexandre Nascimento.

 

 

 

 

Fonte: Climatempo

Confira mais Notícias

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

Novembro começa com sol e calor em todo o Estado