“Formação da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante” retornou às atividades em 4 de agosto

O projeto  "Formação da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante" retornou às atividades em 4 de agosto, graças à celebração do Termo de Fomento junto ao Governo do Estado.  Foi publicado, no dia 24 de julho, no Diário Oficial do Estado o Termo de Fomento. O documento prevê cooperação técnica cultural e financeira, no valor de R$ 169.290,00.  O valor vai viabilizar  a continuidade do trabalho por mais 12 meses.

 

O projeto, iniciado em maio de 2012, proporciona acesso à educação musical de crianças e adolescentes. Como parte dos objetivos e metodologia, no decorrer desse novo período de formação, continuarão a acontecer as apresentações públicas de todos os grupos das oficinas.

 

As atividades de oficinas e apresentações de câmara acontecem no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, no município de Venda Nova do Imigrante. É composto por oficinas de musicalização infantil e oficinas de instrumentos musicais para formação da Banda Sinfônica. O objetivo   é oportunizar a formação artística, a descoberta de novos talentos e proporcionar o estímulo ao talento musical e ao desenvolvimento cultural, social e comportamental das crianças, adolescentes e jovens envolvidos.

 

Atualmente, a Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante conta com 65 alunos/integrantes, com idade acima de 11 anos, divididos em três grupos de instrumentos sopro madeiras, sopro metais e percussão. Os participantes têm possibilidade de conhecer diferentes instrumentos, e escolher dentre eles: saxofones alto e tenor, clarinete, flauta transversal, trompa, fagote, flugelhorn, trombone, trompete, bombardino, tuba, bumbo, tímpanos, marimba, glockenspiel e xilofone.

 

Dos atuais 65 alunos  que participam da Banda Sinfônica, 39 estão no projeto desde o inicio. Os demais foram alçados gradativamente. Ao longo dos 36 meses de projeto, a Fundação Máximo Zandonadi recebeu 317 propostas de matrículas para a oficina de musicalização infantil, das quais mantivemos 80 alunos constantes, com faixa etária entre 05 e 10 anos.

 

Também nesse período foram recebidas 190 propostas de matriculas para as oficinas de instrumentos musicais, que compõem o grupo da Banda Sinfônica, das quais mantivemos no mínimo 60 alunos constantes. Aconteceram neste período 15 apresentações públicas no Centro Cultural gratuitas, e outras 6 apresentações públicas gratuitas externas, todas muito elogiadas e de importante retorno pessoal para os alunos.

 

Todas as oficinas propostas acontecem semanalmente com carga horária de 6 horas divididas em dois turnos: das 17h às 20h às sextas-feiras, e das 09h às 12h aos sábados. Com isso, atende-se às necessidades dos diferentes grupos de estudantes e de alunos que já estão no mercado de trabalho. 

 

A metodologia de ensino prevê  uma fase intermediária, chamada de Grupo de Ascensão, entre a musicalização infantil (faixa etária de 05 a 10 anos) e a instrumentação musical (faixa etária acima dos 11 anos). É na ascensão que os alunos provenientes da musicalização infantil são preparados por meio de estudos individualizados para ingressar nos ensaios da banda principal e posteriormente nas apresentações musicais.
 

O surgimento das vagas na Banda Sinfônica é motivado pela desistência de alguns alunos. Nesses casos, as vagas são disponibilizadas e preenchidas preferencialmente pelos alunos das oficinas de instrumentos musicais, que já apresentam capacidade técnica musical, ou são disponibilizadas a novos pretendentes externos ao projeto, mesmo que não tenham contato anterior com a formação musical.

 

Para participar do projeto “Formação da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante”,  é necessário ser morador de Venda Nova do Imigrante ou adjacências e, se estiver em idade escolar, apresentar a comprovação de matrícula e frequência.

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas