Ampliação da Sudene para todo o Espírito Santo ganha caráter de urgência na Câmara dos Deputados

O Espírito Santo está cada vez mais próximo de ter todo o seu território incluído na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (4) a urgência para a votação do projeto do deputado Evair de Melo que dará acesso a todos os municípios capixabas aos instrumentos de incentivos fiscais federais para a implantação de novos investimentos. 

 

A área de abrangência da Sudene conta com a atuação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que oferece diversas linhas de financiamento. Os municípios passarão a ter acesso ao  Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), além dos incentivos fiscais.

 

"Com isso o Espírito Santo se torna mais atrativo para a vinda de novas empresas, com benefícios fiscais e tributários, tendo acesso a fundos constitucionais do Banco do Nordeste, que poderá fomentar novos negócios nas montanhas capixabas e na região Sul. Isso vai aumentar a geração de empregos, trazer mais arrecadação para o Estado e para os municípios. A vinda da Sudene nos deixa mais competitivo", avalia o parlamentar.

 

O projeto de Evair (PLP 128/2015), tramita apensado ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 76/2007,que também traz apensados projetos que incluem a inclusão de mais 47 municípios mineiros.

 

Investimentos 

Dados da Superintendência apontam que em 2015, o FDNE dispôs de R$ 2 bilhões para serem investidos em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de novos negócios e novas atividades produtivas. Já o FNE, no mesmo ano, teve seus recursos estimados em R$ 13,3 bilhões.  Esses recursos são destinado a produtores e empresas, além das cooperativas de produção que desenvolvam atividades produtivas nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, de empreendimentos comerciais e de serviços na área de atuação da Autarquia. Os incentivos fiscais, por sua vez, estimulam investimentos privados prioritários e as atividades produtivas de acordo com definições do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel).

 

A Sudene é uma autarquia especial, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, criada para promover o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Em 1998, foram incluídos na área de atuação da Superintendência 168 municípios de Minas Gerais e 28 cidades do Espírito Santo.

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante