A chuva persiste no Espírito Santo. O volume acumulado entre os dias 1 e 3 de dezembro superou os 100 mm em vários locais do Estado. Em Venda Nova do Imigrante, foram 122 mm de chuva, Afonso Cláudio, 160 mm, Vitória, 172 mm, segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Para dar uma ideia, Vitória acumulou 135,1 mm de chuva entre 10 horas do dia 1 e 10 horas do dia 2 de dezembro, o que corresponde a quase 80% da média normal de chuva para este mês, que é de aproximadamente 176 mm. Este acúmulo de chuva foi medido no modo manual, convencional. Mas a medição feita por uma estação meteorológica automática registrava 172 mm acumulados do dia 1 até 9 horas deste domingo. Isto significa que em três dias choveu o que normalmente chove durante todo o mês de dezembro.
E a instabilidade continua. As áreas de instabilidade que estão por quase toda a Região Sudeste do Brasil persistem por toda esta semana e vão se intensificar justamente sobre o Espírito Santo durante a terça-feira, dia 5. A chuva continua nesta segunda-feira e volta a ficar bastante volumosa e forte a partir da terça-feira. A previsão é de chuva frequente por toda a semana.
A maioria das áreas do Espírito Santo pode receber de 100 a 200 mm de chuva. Se a previsão se confirmar, a chuva de dezembro vai superar a média em apenas 7 dias em grande parte do Estado.