Avicultores de Santa Maria de Jetibá, segundo município do País em volume de ovos produzidos, participam, nesta terça-feira (01), às 9 horas, do Dia de Campo realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) em parceria com a Associação de Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves). No evento os produtores serão capacitados quanto à compostagem de carcaças, controle de moscas e drenagem dos galpões.
A atividade será voltada aos 60 empreendedores que receberam a licença ambiental do Idaf em novembro de 2010, e também àqueles cujo processo de regularização está em andamento. Para receber a licença, cada avicultor assinou um termo de compromisso contendo as correções necessárias nas estruturas das granjas, dentro de normas e prazos pré-estabelecidos.
Dentre as adequações estão o cuidado com o esterco e a cama de frango para que não gerem odores e atraiam moscas e a destinação correta das aves mortas e dos ovos. O objetivo do treinamento é orientar os avicultores para que eles possam efetuar os controles ambientais contidos nas licenças ambientais.