Com o objetivo de aumentar a produtividade da atividade cafeeira no município de Muniz Freire, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza nesta quinta (03) e sexta-feira (04), o Curso de Café Arábica, que está em seu segundo módulo. O curso terá a participação de 14 produtores começa às 8 horas no Salão Paroquial da Sede Distrital de Vieira Machado, em Muniz Freire.
O município tem aproximadamente 1.950 famílias que utilizam do café arábica como fonte de renda e possui cerca de 12 mil hectares, produzindo em média 17 sacas por hectare.
A capacitação dessas famílias será por meio da implantação do programa do Governo Estadual Renovar Arábica, que pretende melhorar a qualidade e produtividade do café sem aumentar a área de plantio. O curso é realizado pelo Incaper em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com as Secretarias municipais de Agricultura e do Meio Ambiente.
Qualidade
Segundo o extensionista do Incaper de Muniz Freire, José Carlos Menossi, através da capacitação os produtores estarão mais preparados para desenvolver um trabalho de qualidade nas lavouras cafeeiras. Durante o curso, os cafeicultores vão receber instrução de boas práticas de manejo e condução de lavoura, como a produção de mudas, análise e correção do solo, manejo de ervas, adubação correta, pulverização de pragas e doenças, entre outros aspectos para que o grão cresça de forma saudável, explicou Menossi.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o escritório local do Incaper pelo telefone (28) 3544-1273.
Serviço:
Curso de Café Arábica módulo II
Local: Distrito Vieira Machado (Salão da Igreja Católica) e Comunidade Jacutinga Muniz Freire
Data: 03 e 04 de março
Horário: 08 horas