Deputados aprovam regras simplificadas para comercialização de produtos artesanais

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3859/15, que disciplina a possibilidade de produtos artesanais de origem animal serem comercializados entre os Estados com uma regulamentação e fiscalização simplificada.

 

Essa alternativa beneficia, por exemplo, fabricantes de queijos regionais que têm  dificuldades de alcançar mercados em outros Estados pela falta de um selo federal de fiscalização sanitária. Pelo texto,   se os alimentos embutidos já tiverem sido inspecionados por um órgão estadual ou municipal de vigilância sanitária que siga a regulamentação federal, não há necessidade de nova fiscalização no comércio com outro Estado. 

O projeto é do deputado Evair de Melo (PV-ES), ao qual estão apensados os PLs 8642/17, do deputado Rocha (PSDB-AC) e 8677/17, do deputado Efraim Filho (DEM-PB). O texto aprovado é um substitutivo do deputado Fábio Sousa (PSDB-GO). A matéria será enviada ao Senado.

O deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES) comemorou a aprovação de proposta de sua autoria que simplifica as regras usadas na inspeção sanitária de alimentos embutidos, como linguiças e salsichas, feitos em pequenas agroindústrias artesanais. “Cuidar da agroindústria é cuidar das famílias do Brasil. Junto com queijo artesanal, com embutidos, você tem a tradição da história de uma comunidade, de uma família”, destacou. 

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova