Os dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Padre Máximo (HPM), em Venda Nova do Imigrante, estarão prontos em cerca de 90 dias. A informação foi dada pelo presidente do hospital, Cleto Venturim, durante a solenidade de repasse repasse de R$ 2,5 milhões para a obra de adaptação da unidade, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, no pátio do hospital.
Segundo Ventorim, os leitos serão particulares, ou seja, podem ser "comprados" pelo Estado em caso de necessidade. Isso significa que eles farão parte do sistema que disponibiliza vagas de UTI para todo o Espírito Santo. Ele também informou que, por enquanto, os profissionais de saúde que já tem curso de intensivista e já atuam no HPM atenderão também na UTI. A maior parte dos equipamentos já foi comprada por meio de emendas individuais impositivas, do deputado federal Evair de Melo, no valor de aproximadamente R$ 4 milhões.
"Temos um hospital, para seu tamanho, está muito bem equipado. E quando falamos nessa UTI, pensamos na população das nossas cidades que está envelhecendo. Além disso, nossa cidade é cortada por uma rodovia muito violenta. Por isso a necessidade de sempre buscarmos melhorias no atendimento", ressaltou Cleto Ventorim.
Para o futuro, já há a expectativa de novas obras no HPM. Durante a solenidade, foi apresentada uma maquete que mostra o projeto do hospital para os próximos anos. Segundo Cleto Venturim, as licenças já estão prontas e agora o momento é de captar recursos para fazer as obras.
Para o futuro, há mais mudanças planejadas para a estrutura do HPM |
O governador Paulo Hartung, que estava presente na solenidade, enfatizou a importância de investir em saúde nas cidades do interior.
Hoje, o HPM já se tornou uma referência na Região Serrana do Estado. Para dar uma ideia, 52% dos pacientes vêm de outras cidades. No caso dos partos, o percentual é ainda mais alto: 63% dos nascidos no hospital de Venda Nova vieram de outros municípios. Isso mostra que o fortalecimento dos hospitais filantrópicos, segundo o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Oliveira, é fundamental.