Castelo reúne prefeitos para discutir fim dos lixões

Prefeitos de 31 municípios do sul do Estado foram convocados pelo Governo do Estado para uma reunião com o Secretário Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun.

O objetivo do encontro é a apresentação e discussão do Programa Sem Lixão, que prevê a melhoria da limpeza pública, o fechamento dos lixões e a recuperação de áreas degradadas pelo uso indevido do solo. O encontro será no Teatro Sebastião Artênio Merçon, em Castelo, quarta-feira, dia 20, às 9 horas.

O “Sem Lixão” é um programa estadual, determina a formação de consórcios para a destinação correta dos resíduos sólidos e prevê a eliminação dos lixões até 2010. O Prefeito Cleone Gomes do Nascimento, vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo(Amunes) e anfitrião do encontro, diz que a presença dos prefeitos é importante porque esta é a oportunidade de avançar nesta questão de fundamental importância.

“ Além de preservar o meio ambiente, vamos garantir qualidade de vida aos moradores de nossos municípios. A destinação correta do lixo é um grande desafio que esbarra sempre nos altos custos, quase sempre inviáveis para municípios de pequena arrecadação, como é o caso da maioria”.

Cleone diz que em Castelo o assunto vem sendo tratado nos últimos três anos. “Já realizamos um estudo para sabermos que tipo de lixo e a quantidade que produzimos, e já estávamos buscando parcerias para solucionar este problema. Tivemos inclusive reuniões com investidores internacionais”.

Dos 78 municípios capixabas, apenas 26 destinam o lixo de forma correta, segundo matéria dos Jornais A Gazeta e A Tribuna do dia 15 de fevereiro. Segundo o mesmo texto, existem 102 lixões no Estado.

Saiba Mais:

O que é o “Sem Lixão”:

– O Programa Sem Lixão prevê a construção de quatro aterros sanitários, e de três a quatro estações de transbordo(responsável pelo recebimento dos resíduos para posterior encaminhamento ao aterro sanitário) nas regiões Doce Oeste, Litoral Sul, Região Sul Serrana e Regiões Metropolitana e Doce Oeste. No sul do Estado as estações deverão ficar em Alegre, Iúna e Conceição de Castelo. O aterro sanitário deverá ficar em Cachoeiro.

– As obras, com custo estimado de R$ 12 milhões por região, ficarão a cargo do Governo do Estado, que fará a concessão dos serviços. A concessionária ficará responsável pelo transbordo até o aterro.

– Aos municípios caberá a coleta e transporte do resíduo até a estação de transbordo. A previsão de gastos é de 1% do orçamento com o serviço.

* Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Castelo

Confira mais Notícias

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba

Inscrições abertas para pós-graduação em Energias Renováveis, em Venda Nova

Montanhas Capixabas: crescimento e conexões redefinem o turismo de experiências

População em situação de rua soma 308 mil pessoas no país, diz estudo

Governo do ES inaugura obras de melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário de Castelo