Venda Nova tem uma casa interditada por causa das chuvas; moradores fazem limpeza de residências

Depois da chuva, é hora de fazer a limpeza e contabilizar os prejuízos. Em Venda Nova, um levantamento inicial aponta que há uma pessoa desabrigada, ou seja, a família teve a casa interditada por risco de desabamento. Outras três casas estão sendo visitadas para ver a necessidade de interdição. 

 

Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de Venda Nova, Frederico Rodrigues, os bairros Vila Betânea, Minete, São Pedro e Bicuíba foram os mais atingidos pelas chuvas.  "Ainda estamos fazendo o levantamento das casas atingidas. Nossas equipes estão nas ruas para fazer esse levantamento e também para a limpeza das vias", informou. 

 

Equipes de limpeza já estão nas ruas da cidade para retirar a lama das vias

 

Em relação às escolas, Rodrigues informou que a creche Vovó Helena Sossai 1, na Vila Betânea, foi atingida e, nesta quinta e sexta as aulas estão suspensas por conta da limpeza, nas demais escolas, as aulas serão mantidas.

 

A casa de Ana Maria Peccin foi parcialmente tomada pelas águas. Segundo ela, a rua ficou inundada e a água chegou até a área de serviço. "Felizmente não estragou nada, mas a água chegou a invadir parte da casa. A rua ficou intransitável", relata a moradora do Bairro São Pedro. 

 

No Bairro São Pedro,  as ruas estão cheias de lama após a enchente

 

Segundo o secretário de Saúde do município, Tadeu Sossai, durante ou após as chuvas é preciso evitar contato com a água nas ruas. "Nossa maior preocupação é com as doenças que podem vir com a enchente, como a leptospirose. Quem não tem necessidade de entrar em contato com a água suja, evitar mesmo. Os agentes de saúde já estão orientando as famílias sobre como fazer a limpeza das casas", disse. 

 

Ele informa ainda que, caso não tenha sido possível evitar contato com a sujeira e se surgirem  semelhantes aos da dengue em até dez dias após o contato com a água, é indicado procurar um posto de saúde e informar ao médico que ocorreu o contato. O motivo é que a leptospirose tem sintomas semelhantes à doença transmitida pelo mosquito. 

 

Limpeza das casas

A prefeitura orienta aos moradores que lavem as casas utilizando a água sanitária, ou o cloro. A solução de hipoclorito de sódio está chegando à cidade e os agentes de saúde, que já estão mapeando as residências que foram invadidas pelas águas, vão fazer a distribuição do produto de limpeza. 

 

Veja algumas consequências da chuva:

* Durante a noite e a madrugada, a Defesa Civil de Venda Nova fez 64 atendimentos;
* A creche Vovó Helena Sossai, na Vila Betânea, foi atingida e, nesta quinta e sexta as aulas estão suspensas por conta da limpeza, nas demais escolas, as aulas serão mantidas;
* Uma casa está interditada na Bicuíba, ou seja, os moradores tiveram que deixar sua moradia pois há risco de desabamento;
* Duas casas serão analisadas pela Defesa Civil para verificar se há necessidade de interdição. 

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Economia

PIB cresce 1,4% no segundo trimestre e fica acima do esperado

Mercado financeiro prevê inflação de 4,22% para 2024

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 16 milhões

Cidades

Serrana Coop e Sicoob vão impulsionar a economia local na Fenecon 2024 em Conceição do Castelo

Lançamento da 4ª RuralturES marca a criação do primeiro Distrito Turístico do Espírito Santo

Polícia prende suspeito de matar vizinho após discussão em Cariacica