Reunião discute problema de cães soltos nas ruas de Venda Nova

Quem circula pela Vila Betânea já deve ter percebido a grande quantidade de cães abandonados pelas ruas. Além de ser insalubre para os animais, que estão sujeitos ao frio, à fome e à possibilidade de atropelamentos, a população também corre riscos. 

 

Alguns cachorros avançam em ciclistas e até mesmo em pedestres. Diante deste quadro, será feita uma reunião, na quarta-feira (16), às 17h, na Câmara de Vereadores de Venda Nova, para discutir sobre o que fazer para melhorar esse cenário. 

 

A ideia é discutir propostas para minimizar os problemas que o enorme número de animais soltos pelas ruas pode causar à população, além de buscar soluções para que esses animais estejam em um ambiente mais amigável. "É um tema importante e há tanto o lado dos animais quanto da população. Os cães soltos nas ruas podem causar um ataque a um morador, além de ser uma questão de saúde pública, pois podem ser vetores de doenças. A ideia é buscar campanhas públicas, que incentivem a guarda responsável", explica o vereador Thiago Altoé. 

 

A castração gratuita ou subsidiada, por exemplo, pode ser um caminho viável, segundo ele. "Especialmente para aqueles que não podem pagar por ela", ressalta, explicando que a reunião não é uma audiência pública, mas uma primeira conversa para tentar desenhar soluções para o problema. 

 

O secretário de agricultura do município, Alexandre Filette, também vê na castração uma possibilidade de interromper o ciclo de procriação e, assim, reduzir o número de animais abandonados que ficam pelas ruas. De acordo com ele, já há conversas com dirigentes de uma faculdade que oferece o curso de Medicina Veterinária e que poderia dispor de alunos para fazer o procedimento. 

 

"Essa é uma possibilidade que estudamos. No entanto, após a cirurgia, é preciso que os animais tenham um ambiente de recuperação, em especial, as fêmeas. E isso também está em discussão", avalia Filette, enfatizando que essa é uma demanda antiga do município e que todos estão em busca de uma solução. 

 

Está nas redes

 

O pedido de alguma providência já saiu do boca a boca e chegou até às redes sociais.  No Facebook, por exemplo, há inúmeras publicações de moradores e visitantes que se mostram alarmados pelo número crescente de animais nas ruas.  

 

"Por duas madrugadas seguidas, aqui na Vila Betânea, ouvimos muitos cachorros latindo, brigando e chorando nas proximidades da avenida. Gostaria de pedir alguma solução, pois esses animais não são daqui, uma vez que algumas pessoas já viram carros abandonarem dois ou mais animais na BR. Os responsáveis precisam agir… animais não podem ficar nas ruas da forma que estão", ressaltou uma internauta.

Confira mais Notícias

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba

Inscrições abertas para pós-graduação em Energias Renováveis, em Venda Nova

Montanhas Capixabas: crescimento e conexões redefinem o turismo de experiências

População em situação de rua soma 308 mil pessoas no país, diz estudo

Governo do ES inaugura obras de melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário de Castelo