A importância cultural dos queijos artesanais no Brasil será tema de audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) no dia 5 de junho. A audiência acontece a pedido do deputado federal Evair de Melo (PP-ES), autor da projeto de lei que desburocratiza a produção e a venda de queijos e embutidos artesanais.
A proposta é para que a comercialização dos produtos da agroindústria artesanal de origem animal seja feita em todo o país a partir de um selo específico. Atualmente, eles só podem ser vendidos fora do Estado de procedência caso tenham o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Aprovado por unanimidade na Câmara, o projeto também já foi aprovado pela Comissão de Agricultura do Senado e seguiu para a apreciação do Plenário da Casa. Ao apresentar o requerimento para a audiência, Evair destacou os impactos positivos da proposta para a manutenção da tradição das agroindústrias artesanais e também para os consumidores. “É inadmissível que um município dividido por uma estrada tenha, de um lado, o queijo artesanal, e do outro, a impossibilidade de comercializá-lo. Por isso a aprovação desse projeto no Senado representa a possibilidade de levar renda ao rural brasileiro, preservar as características regionais e permitir aos consumidores o acesso a esses produtos tão nobres, produzidos pelas famílias brasileiras”.