Fique atento: 116 mil pessoas já caíram no golpe do WhatsApp sobre saque do PIS

Um novo golpe está no ar. Nos últimos dias, o  governo federal liberou os saques das cotas do PIS/Pasep para pessoas de todas as idades que trabalharam de 1971 a 1988 — a começar pelos que têm entre 57 e 59 anos —, e criminosos criaram uma fraude que diz que “Caixa Econômica libera o PIS salarial pra quem trabalhou entre 2005 e 2018 no valor de R$ 1.223,20. Confira na lista se você tem direito”.

 

Segundo o Segundo o DFNDR Lab, laboratório da PSafe (empresa de segurança digital), nas últimas 24 horas, 116 mil pessoas foram vítimas da fraude. Ao clicar no link que está correndo o aplicativo de mensagens instantâneas, o usuário é levado para uma página e, em seguida, é sugerido que ele responda a algumas perguntas:  “Você trabalhou com carteira assinada entre 2005 e 2018?”; “Você está registrado atualmente?” e “Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”.

 

Depois, o internauta é levado para outra página falsa e é induzido a compartilhar a mensagem com, pelo menos, 30 amigos ou grupos do WhatsApp, já que é preciso ir até o fim do processo para ter acesso ao benefício, segundo os golpistas. 

 

A recomendação dos especialistas é que os usuários não acessem links ou arquivos enviados por terceiros. A melhor dica é sempre conferir as informações nos sites oficiais das organizações e empresas citadas nas mensagens. 

Confira mais Notícias

Regiões Serrana e Sul podem ter chuva forte e ventos de até 70 km por hora

Aviso de tromba dágua na Região Serrana é desmentido pelo Incaper

Incêndio causa lentidão na BR-262 e assusta moradores da Tapera, em Venda Nova

Golpe que circula pelo WhatsApp rouba dados do FGTS dos trabalhadores