Semana será de muito sol; saiba quando chega frente fria na Região Serrana

Quem gosta de dias ensolarados e madrugadas frias pode comemorar. A semana promete muito sol na Região Serrana do Estado.  A quarta feira ainda terá um pouco de chuva, mas o tempo deve firmar a partir da quinta-feira, segundo previsão do Incaper.  Na  quinta-feira, os termômetros baterão os 10 graus na madrugada e, durante o dia, podem chegar aos 26 graus. Na  sexta e no sábado,  a situação se repete, com sol e um pouco de calor durante os dias e madrugadas com termômetros marcando temperaturas bem baixas. 

 

O Instituto Climatempo informou que apenas duas ondas de frio vão conseguir chegar ao Brasil, uma pouco antes do fim da primeira quinzena de julho (entre 10 e 14 de julho) e a outra na última semana do mês. Para o Sudeste, a chance de um resfriamento maior fica por conta da segunda frente fria do mês.

 

 

 

Frio bloqueado

 

O mês de junho terminou com pouco frio sobre o Brasil. O ar polar intenso foi quase todo bloqueado no Sul do país. Gaúchos, catarinenses e parte dos paranaenses até sentiram frio intenso e as capitais da Região estabeleceram suas menores temperaturas em 2018 até 17 de junho.

 

O ar polar conseguiu chegar de forma moderada também ao oeste e sul de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, a Rondônia e ao Acre, mas praticamente não passou para o Sudeste.

 

Barreira dos ventos

 

O caminho das massas de ar frio polares é comandado pelo posicionamento da corrente de jato subtropical. É esta região de vento forte observada em 10 mil metros de altitude que funciona como uma espécie de “leão de chácara” para a entrada do ar polar sobre a América do Sul. Dependendo de sua posição, o ar polar intenso fica a maior parte do inverno na Patagônia, ou consegue chegar até o Uruguai e ao Rio Grande do Sul ou avança com força e se espalha pelo Centro-Oeste e pelo Sudeste do Brasil.

 

Durante o período de outono/inverno é comum que algumas massas frias não tenham força para chegar ao Brasil. Mas quando a posição média do jato subtropical fica desfavorável, só poucas e grandes massas polares conseguem empurrar a barreira causada por esta corrente de jato e avançar sobre o Brasil com força.

 

Bloqueio atmosférico
O bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre o Brasil em junho, especialmente na segunda quinzena do mês, afastou ainda mais o ar polar do país. O que esperar do frio durante o mês de julho? Quem estiver sonhando com dias gélidos no centro-sul do Brasil pode ter uma grande decepção.

Para julho de 2018, e por quase todo o inverno, a ideia é que esta forte corrente de ventos barre quase todo o frio intenso polar na Argentina. Apenas duas ondas de frio vão conseguir chegar ao Brasil, uma pouco antes do fim da primeira quinzena de julho (entre 10 e 14 de julho) e a outra na última semana do mês. Mesmo assim, a primeira massa polar só deve causar frio intenso no Sul do Brasil. Porém, áreas do centro-sul de Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de São Paulo vão sentir uma queda de temperatura moderada a forte. A maior chance de esfriar o Sudeste é com a segunda onda de frio, no fim de julho. Mas é pouco provável que esta massa polar provoque mais frio no Sudeste e no Centro-Oeste do que a grande massa fria que varreu o Brasil entre os dias 18 e 23 de maio.

 
Geada

Os eventos de geada em julho devem ficar restritos aos estados da Região Sul, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A primeira onda de frio forte que poderá causar geada nos três estados do Sul passa entre os dias 10 e 14 de julho. A chance de gear em São Paulo (exceto na Mantiqueira) ou em Mato Grosso do Sul é baixa.

 

Neve
A chance de nevar este ano não pode ser completamente descartada, mas a possibilidade é pequena.

 

As condições meteorológicas não são favoráveis à manutenção de atmosfera fria o suficiente para provocar neve. Se ocorrer, será durante o mês de julho, na forma de neve mesmo, ou de fenômenos como chuva congelada e chuva congelante. A maior possibilidade de ocorrência é com a frente fria do fim de julho.

Confira mais Notícias

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

Novembro começa com sol e calor em todo o Estado