Melhor café do ano tem raízes capixabas e mineiras

O melhor café arábica do Brasil tem origem em terras capixabas e mineiras. O café Forquilha do Rio, que é cultivado em um sítio de 47 hectares na divisa entre Espírito Santo e Minas, foi o vencedor do prêmio Coffee of The Year anunciado nesta sexta-feira (9) na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte. Mais de 400 amostras participaram da competição.

 

O representante da família responsável pela produção, Afonso de Lacerda, disse, ao G1, que o prêmio é fruto de muito trabalho e dedicação. “É um trabalho de família. Já é a quarta geração que trabalha com café. Eu estava confiante que a gente iria levar o prêmio. Assim como levamos em 2016”, falou o bicampeão Afonso.

 

E tanta dedicação à qualidade rende bons preços no mercado. Um pacote de 250 gramas do produto é vendido a R$ 28, um valor vem aquém da média de R$ 5 que é cobrada por cafés comuns no mercado. 

 

O sítio da família dele fica bem na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, aos pés da Serra do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira. O local é ideal para a produção cafeeira por causa do clima e do solo.

 

O sítio produz, em média, 550 sacas de café por ano. Setenta por cento dos cafés especiais do sítio são exportados principalmente para a Europa, Japão e Estados Unidos.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)