Ônibus do Hemoes fará cadastro para doação de medula óssea em Venda Nova

Diante da solidariedade dos moradores da Região Serrana e, em muitos casos, a impossibilidade de as pessoas se deslocarem até o hemocentro mais próximo, o ônibus do Hemoes estará em Venda Nova do Imigrante no dia 20 de novembro, entre 8h e 16h, para o cadastro de doadores de medula óssea. A mobilização foi por conta do estado de saúde do pequeno  Rafael Belisário da Silva. 

 

A criança, que tem 1 ano e 4 meses,   é moradora da Vila Betânea e sofre de uma doença rara, chamada aplasia medular, que altera o funcionamento da medula, a responsável pela produção de sangue. Quando essa produção é comprometida, há alterações e baixas de hemácias, plaquetas e leucócitos.   A chance de cura de Rafael passa pelo transplante de medula. 

 

Para fazer parte do grupo de doadores, é simples: basta ter entre 18 e 55 anos,   bom estado de saúde, sem doenças infecciosas ou incapacitante. 

 

Com um documento com foto em mãos, vá até o hemocentro – no caso, o ônibus do Hemoes –  mais próximo e diga que quer ser doador de medula óssea. Após preencher uma ficha com informações pessoais e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, será retirada uma amostra de sangue, cerca de 5 ml, para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identificará a característica genética do doador.

 

As informações genéticas, bem como os dados cadastrais, são enviadas para o registro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A partir de então, as informações passam a ser constantemente cruzadas com as de quem precisa de transplante. O voluntário recebe uma carteira de doador, com selo do Redome.

 

Apesar de existir esse banco nacional de doadores, não é tão simples encontrar alguém que seja compatível. Em média, a compadibilidade entre as células do doador e do receptor é de uma para cada cem mil. 

 

Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

 

COMO E ONDE DOAR EM VENDA NOVA

LOCAL: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman
QUANDO: terça-feira, 20 de novembro de 2018
HORÁRIO: entre 8h e 16h

 

 

Compatibilidade

 

O doador só é acionado quando aparecer um paciente com a medula compatível. Por isso, é importante que alterações de telefone e endereço estejam atualizadas no cadastro do Redome. Em caso de compatibilidade, novos testes são feitos. Após os exames, se confirmada a compatibilidade, uma nova consulta é realizada ao doador para certificar se ele realmente deseja fazer a doação. 

 

Com informações do Redome

Confira mais Notícias

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Concurso para professor efetivo no ES terá 1,2 mil vagas; edital sai nesta sexta

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

Pai é preso após filho ostentar armas nas redes sociais em Conceição de Castelo

Bolsa de Valores abre as portas para o Conilon capixaba: novo marco para o setor cafeeiro

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo