Na próxima terça-feira (01) tem início o cronograma de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para o exercício de 2008. O pagamento poderá ser feito em cota única com desconto de 5%, ou em duas vezes, sem desconto.
O documento está sendo enviado pelo correio para o endereço do proprietário do veículo, que está cadastrado no Detran. O contribuinte que não recebeu o boleto para o pagamento pode obter no site da Secretaria Estadual da Fazenda nos terminais de auto-atendimento do Governo ou procurar uma das Agências da Receita Estadual mais próxima de sua residência.
Para apurar a base de cálculo dos valores do IPVA, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou, por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), uma nova pesquisa para o exercício de 2007. Lembrando que a base de calculo do IPVA para veículos novos que forem adquiridos em concessionárias autorizadas do Estado é reduzida em 50%. O valor da alíquota do IPVA para veículos de passeio é de 2% e para motos e caminhões, 1%.
A Sefaz lembra, ainda, que 50% de todo recurso arrecadado com o IPVA é encaminhado para a Prefeitura onde foi efetuado o pagamento.
Pagamento fora do prazo
O proprietário terá que pagar o valor do tributo, mais 0,33% de multa e 1% de juros ao mês. O boleto para pagamento do IPVA pode ser obtido pela Internet, no site da Secretaria da Fazenda, ou na própria secretaria. O nome do proprietário que já estiver no Cadin será automaticamente retirado após o pagamento do tributo.
Onde pagar o IPVA
Nas agências do Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Unibanco e SICOOB.