Cultura

Semeando e cantando e seguindo a tradição

* Por Leandro Fidelis

Um grupo de voluntários vai mostrar disposição mais uma vez amanhã em Venda Nova. Está marcado para as 14h, na propriedade de Benjamin Falqueto, em Bananeiras, o plantio do milho que anuncia a 30ª edição da Festa da Polenta.

A Associação Festa da Polenta- Afepol é quem está à frente da mobilização, que começou há três anos para divulgar o evento, realizado todos os anos no mês de outubro. O plantio não tem o intuito de garantir a polenta da festa, apenas espigas para a decoração.

Com todos os descendentes vestidos a caráter, a idéia é reviver os primeiros anos na colônia de italianos mais conhecida do Espírito Santo. “É bom trazer as crianças para terem este contato”, diz José Luiz Moysés, presidente da Afepol.

Durante o plantio, os voluntários fazem intervalos para comer ou beber. Não faltam chaleiras com café e canecas de esmalte, legumes e frutas cozidos, como inhame, mandioca, chuchu e banana da terra, além de biscoitos assados ou fritos e broa, tudo ao gosto dos “nonos”.

Confira mais Notícias

Venda Nova recebe espetáculo do Grupo Rerigtiba com entrada gratuita

São Bento de Urânia revive pisa da uva no 60º Festival da Uva e do Vinho

Vagas abertas para aulas da Banda Sinfônica em Venda Nova

Exposição de Arte Alaveni valoriza talentos da infância em Venda Nova do Imigrante

Inscrições abertas para o Curso de Italiano da Afepol em Venda Nova do Imigrante

24ª Festa do Socol de Alto Bananeiras agita o feriado de maio em Venda Nova do Imigrante

39ª Festa do Tomate começa nesta sexta-feira (30) em Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante

Vale do Emboque, em Conceição do Castelo, vira cenário de videoclipe do cantor Makson Côra