Alunos que se destacaram nas modalidades coletivas do projeto Campeões de Futuro de Venda Nova foram homenageados em cerimônia realizada no fim de dezembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Estiveram presentes jovens atletas que praticam handebol, vôlei e futsal e que moram na região central de Venda Nova, São João de Viçosa e Alto Caxixe. A realização foi da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.
Os estudantes receberam premiação simbólica em homenagem à dedicação ao esporte ao longo do ano. Para isso, foram analisados a frequência no projeto e o rendimento escolar. “Foi a primeira vez que aconteceu e pensamos em continuar no ano que vem. Fazer um evento maior ainda, pois é um projeto inovador que motiva os alunos e caminha com os estudos” afirma André Luiz Liberato, coordenador de esporte escolar.
Segundo Jorge Uliana, secretário de Turismo, Esporte e Lazer, investir no esporte, independentemente da modalidade coletiva ou individual entre crianças, jovens e adolescentes, além de proporcionar atividades saudáveis, é uma forma de aumentar e dar autoestima aos alunos e famílias. “Vamos continuar investindo nas práticas de esporte e lazer que exercemos no Município”.
O Campeões de Futuro, que entrará de férias e retornará em fevereiro, evoluiu nos últimos dois anos, passando de 78 para 800 participantes no fim de 2018.
O programa também tem atividades em individuais, cujos atletas já haviam sido premiados em cerimônia no fim de novembro.
Destaque na São Silvestrinha
Os destaques vão além das atividades do projeto, seja nas modalidades coletivas como nas individuais. O atleta e frequentador do Campeões de Futuro Luís Fernando Ferreira representou o Município na corrida São Silvestrinha, versão infantojuvenil da Corrida Internacional da São Silvestre, alcançando o segundo geral lugar na categoria 15 anos. A corrida foi realizada no dia 22 de dezembro, em São Paulo.
Para chegar ao resultado, Luís Fernando se dedicou por um longo período além das atividades do Projeto. “Ele treina muito e vem todos os dias à noite para se preparar no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. É uma conquista merecida, não somente para ele, mas também para a nossa cidade” destaca André Luiz sobre a disciplina do atleta.
Fonte e fotos: Ascom/PMVNI – texto adaptado