Produtores de uva criam associação em Vargem Alta

•Por Leandro Fidelis

A produção de uva em Vargem Alta está se destacando na Região de Montanhas Capixabas. Para qualificar a atividade e chegar ao mercado externo, 23 produtores fundaram uma associação no município.

O grupo está com estatuto pronto e diretoria eleita. Já foram realizadas três reuniões desde o início do ano. O presidente Ozeas Paste diz que a idéia da associação surgiu depois de duas viagens com um grupo de capixabas para São Paulo e Rio Grande do Sul.

A Associação de Fruticultores de Vargem Alta- Afruva é uma entidade sem fins lucrativos. De acordo com Ozeas, enquanto não há espaço próprio, os produtores se reúnem na sede da Associação de Moradores de Fruteiras Novas. Os associados vão contribuir mensalmente com 2,5% do salário mínimo.

“Em Vargem Alta temos produtores com mais de 20 anos de atividade em busca de melhoramento. Agora estamos unidos para fortalecer a atividade, gerar renda e futuramente ingressar no agroturismo”, diz Paste animado.

Produção

Os cultivos de uva em Vargem Alta estão em regiões mais frias, com altitude entre 600 e 1.000 metros. Estima-se existirem 5.000 pés, dentre novos e plantados há mais tempo.

Segundo o presidente da Afruva, o produtor Jaime Grillo, de Castelinho, atinge 5 toneladas por safra com um plantio de 280 plantas. A produção geral do município ele não sabe precisar, mas a meta é se aproximar da média no Sul do Brasil, de 20 toneladas por hectares, para só depois comercializar uvas fora do município.

As variedades cultivadas são a “Niagra rosada” e “Izabel comum”, cuja venda “in natura” atende o mercado interno. São tipos de uva doce com safra entre dezembro e janeiro.

Antonieta Pianzola, outra produtora, espera agregar valor à propriedade em Taquarussu (20 km da Sede) com a produção fortalecida. “Tem tudo para dar certo. É um ganho a mais que vem para nossa família”.

Confira mais Notícias

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper