Caminhadas tiram de casa homem confinado há 60 anos

* Por Leandro Fidelis

O aposentado Aguilar Azevedo, de 80 anos, corre contra o tempo, ou melhor, caminha, para superar um trauma que o fez confinado em sua própria casa por cerca de 60 anos. Já andou cerca de 3 km na localidade de Água Limpa, zona rural de Conceição. Um feito para alguém que até agora não conhece o centro da cidade.

Acometido por uma febre forte aos 14 anos, desde então Seu Aguilar não colocou o pé mais do que 100 metros de sua casa, à beira da antiga estrada Conceição x Castelo. Graças ao apoio de um psicólogo, o agricultor está vencendo o medo aos poucos e costuma caminhar até o campo de futebol da localidade.

Se antes os vizinhos nem sabiam quem era Aguilar, hoje ele já não é mais um homem estranho. Até porque ele tem um bom papo e pela segunda vez na ocasião de uma reportagem recebeu o autor deste texto com muita simpatia.

“Agora que estou velho, desanima mais sair de casa. Não me faz falta, prefiro ficar sossegado”, diz. Tentivas não faltaram para fazê-lo sair do confinamento. Os sobrinhos propuseram vários passeios de carro, mas Seu Aguilar tremeu nos primeiros metros.

E pensar que o carro é dele. Nunca o dirigiu, mas cuida do Chevette vermelho que é uma beleza. “Fico aqui esperando uma moça bonita passar querendo dar uma volta”. A família já está acostumada. O mundo externo, o agricultor só conhece pela televisão.

Assim como o “Paulinho dos Cartazes”, de Afonso Cláudio (leia matéria no link de notícias deste site), Seu Aguilar será personagem de uma matéria para o quadro “Me Leva Brasil”, do “Fantástico” (Rede Globo). Maurício Kubrusly o entrevistou nesta sexta-feira e vai mostrar ainda este ano a história do homem e o seu universo particular.

Veja na Galeria de Fotos deste site os bastidores da matéria do Me Leva Brasil com Seu Aguilar!

Confira mais Notícias

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul é temporariamente interditada

Associação de Artesãos de Venda Nova ganha novo nome e reforça identidade

Morre o Irmão Agostinho Bastianello, aos 96 anos

‘Campanha Doce Páscoa Feliz’ arrecada 2,4 mil caixas de chocolate para crianças carentes em Venda Nova

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas