Programa Bandes de Economia Verde incentiva boas práticas ambientais e sociais

A Economia Verde pode ser vista como a consolidação de um modelo no qual as premissas da sustentabilidade, do ponto de vista econômico, social e ambiental caminham de forma conjunta e harmônica. No Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a instituição oferece recursos para que o setor empresarial invista na adoção destas boas práticas em projetos de negócios que resultam em vantagem competitiva e conquista de mercado.

 

A ideia central do Programa de Economia Verde desenvolvido pelo Bandes é incentivar por meio do crédito produtivo a adoção de processos que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Os projetos de investimento apoiados por este programa podem, por exemplo, apoiar o estímulo à geração e uso de energias renováveis e alternativas, o uso eficiente dos recursos, com estímulo à reciclagem e adequação ambiental na busca pela eficiência energética.

 

As características preponderantes da Economia Verde são: baixo carbono, eficiência no uso de recursos naturais e inclusão social. No projeto de economia verde, propõe-se o consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valoração da biodiversidade. A Economia verde é um conceito desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente e envolve um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que, ao ser aplicado, possa gerar um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.

 

O Programa de Economia Verde do Bandes, desenvolvido desde 2015, apoia diversas iniciativas voltadas às boas praticas ambientais, como o financiamento para produção de energia renovável e eficiência energética, como a instalação de placas fotovoltaicas, por exemplo.

 

O investimento de empresários em negócios desta natureza atende a um novo perfil de consumidor que está em fase de construção. De olho neste mercado, que atende ao chamado consumidor verde, composto por pessoas mais preocupadas com o uso de recursos e o impacto da produção, o setor empresarial tem buscado o Bandes para contratação de crédito para o investimento nestas atividades.

 

Economia verde

 

O que é?

 

É um financiamento para incentivar o desenvolvimento da eficiência energética, das melhores práticas de controle ambiental e do uso de materiais recicláveis. A linha busca apoiar a adoção de sistemas de produção e consumo que preservem os recursos naturais, utilizem fontes de energia renováveis, mantenham a vegetação nativa, além de outros procedimentos que contribuam para a correta utilização de ativos ambientais.

 

O que pode ser financiado?

 

Investimentos em energia renovável e eficiência energética;

 

Apoio a empresas que utilizem subprodutos ou produtos reciclados como principal matéria-prima em seus processos produtivos;

 

Condicionantes ambientais aplicadas pelos órgãos competentes;

 

Apoio a empresas participantes da cadeia de materiais reaproveitáveis;

 

Investimentos no controle ambiental;

 

Apoio a projetos com capital de giro associado (financiando investimento fixo e capital de giro).

 

Quais são as principais vantagens?

 

Isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);

 

Financia implantação de negócios e até 100% do valor do investimento;

 

Financiamento de investimentos nos 12 meses anteriores ao protocolo da solicitação;

 

Financiamento de equipamentos importados;

 

Não é preciso abrir conta corrente, nem adquirir seguros ou títulos.

 

Fonte: Ascom Bandes

Confira mais Notícias

Mercado eleva para 2,96% projeção de expansão da economia em 2024

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em agosto

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Mercado eleva para 2,68% projeção de expansão da economia em 2024

Carteira de crédito do Sicoob ES tem crescimento próximo a 30% no primeiro semestre de 2024

Mercado aumenta previsão da inflação de 4,12% para 4,2% em 2024

Inflação oficial sobe para 0,38% em julho, puxada pela gasolina