Produtor já pode solicitar uso de selo do morango

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) iniciou o cadastro dos agricultores interessados em aderir ao programa de rastreabilidade do morango produzido no Espírito Santo. O selo visa garantir a segurança na produção e consumo de morango.

O produtor que participar do programa, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), terá direito ao uso do selo “Morango das Montanhas do Espírito Santo – Qualidade com Responsabilidade”, o que favorece as vendas do produto no mercado.

“A maioria do morango comercializado aqui no Espírito Santo é proveniente de outros estados, principalmente de Minas Gerais, e não dá para garantir as condições de produção dele. Já os produtores capixabas que aderem ao programa de rastreabilidade, são identificados um a um, o que facilita o monitoramento e o acompanhamento técnico das lavouras”, destaca o presidente do Incaper, Gilmar Dadalto.

Com o selo estampado na embalagem do produto, o consumidor sabe que aquele morango foi cultivado seguindo as recomendações técnicas do Incaper e aprovado pela fiscalização, com análises laboratoriais, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que comprova a ausência de resíduos de defensivos agrícolas na fruta.

O selo é de livre adesão e os produtores solicitam a autorização de uso no escritório do Incaper do município onde o agricultor vai implantar a lavoura. Após a realização de uma vistoria na propriedade pelos técnicos do órgão, ocorre o cadastramento e a codificação do agricultor, que se compromete a seguir as recomendações de cultivo, segundo as exigências legais.

“Esse é um trabalho sério da Secretaria da Agricultura que o produtor encampou e virou parceiro. Quem cultiva o morango seguindo as recomendações corretas para atividade, sabe que no momento de vender o produto terá mercado garantido. O Incaper e o Idaf oferecem toda a assistência necessária para que o agricultor produza um morango de ótima qualidade e livre de contaminação”, destaca o coordenador do Programa de Morango do Incaper, Edmar Celin.

Na safra colhida no ano passado, 710 produtores participaram do programa, o que corresponde a 95% do total de agricultores que cultivam morango no Espírito Santo. Os municípios que mais produzem a fruta são Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.

•Fonte: Site Incaper

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)