Deputado Evair de Melo divulga o café brasileiro para representantes do Brics

Em reunião prévia para a XI Cúpula do Brics, o Presidente das Frentes Parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) e do Comércio Exterior (Frencomex) e Vice-Presidente da Frente Parlamentar do Café, Deputado Federal Evair de Melo (PP), divulgou o café brasileiro entre os representantes de África do Sul, China, Índia e Rússia. Até esta sexta-feira (20), os países estão comprometidos no debate do presente e o futuro do mercado de trabalho e dos emprego.

 

Degustador da bebida e incentivador de projetos de aumento da qualidade dos grãos desde a Década de 90, o parlamentar capixaba é um dos líderes nas batalhas por preços mais justos aos produtores nacionais, atuando junto à Frente em debates e em articulações com o Ministério da Agricultura. Junto ao MAPA, o parlamentar capixaba trabalha para reverter os baixos preços do café, anunciados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que não cobrem os custos dos produtores. Também é autor dos Projetos de Lei 1712/15, que barra as importações de café de países que não possuem leis ambientais e trabalhistas tão rígidas quanto às brasileiras e do Projeto de Lei da Câmara 41/2019, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade.

 

Para Evair, é fundamental que a cafeicultura nacional tenha a devida visibilidade internacional. “O Brasil é um dos países mais rígidos com relação às legislações ambientais e trabalhistas. Além disso, nossos cafeicultores investem seu tempo e seus recursos em pesquisa, ciência e tecnologia com foco na melhoria da qualidade dos nossos grãos, o que comprova a excelência dos nossos produtos. Precisamos pautar o mundo nos quesitos responsabilidade e qualidade e a melhor forma de fazer isso é apresentar aos países com quem temos laços o que somos capazes”.

 

XI Cúpula do Brics

 

São quatro os temas de discussão: governança de dados do mercado de trabalho; futuro do trabalho inclusivo; liberalização do mercado e o impacto nos mercados de trabalho do Brics; e promoção de melhores condições de trabalho para um sistema de seguridade social sustentável.

 

De segunda (16) a quarta (18), ocorre a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho Sobre Emprego do Brics. Em julho, o Rio de Janeiro recebeu a primeira discussão formal relacionada com o tema. Esta fase tem o secretário de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, como coordenador.

 

Depois, entre quinta (19) e sexta (20), é a vez de ministros e vice-ministros dos cinco países do Brics. Caberá ao secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, receber os convidados e dar seguimento à discussão.

 

Com informações do Ministério da Economia

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto