Aumento da população em situação de rua em Venda Nova é discutido em reunião

Nesta terça-feira (08) foi realizada uma reunião na Prefeitura de Venda Nova do Imigrante para tratar sobre o aumento de pessoas em situação de rua no município. Na ocasião estiveram presentes representantes da Polícia Militar e dos Poderes Executivo e Legislativo municipal. A pauta foi amplamente discutida com o objetivo de buscar soluções e ações que possam amenizar os transtornos causados na rotina da cidade.

 

O município de Venda Nova, como observou o cabo Passon, se mostra propício para o fluxo constante de andarilhos. O fato de ser cortado pela BR 262 é o principal motivo. Além disso, o policial ainda destacou a segurança e o fato de a população ter o costume de dar esmolas e comida, favorecendo a permanência na cidade. Na ocasião, também foram relatados como é o trabalho diário da polícia, as dificuldades e alguns casos específicos de moradores de rua.

 

Os servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), também expuseram como é desenvolvido o trabalho com a população em situação de rua. Segundo a assistente social do Creas, Sílvia Louzada Duarte, o órgão oferece o atendimento no próprio equipamento e também nas abordagens de rua. Dependendo da demanda, são realizados encaminhamentos para a rede de serviços do município e oferecidos passagens, kit higiene e marmitex. Para os que não desejam sair da cidade, são feitas orientações para que mantenham o ambiente limpo e sem perturbação à ordem pública.

 

“A orientação é que quando for abordado por pessoas em situação de rua, evite dar esmolas, pois assim, está contribuindo com a manutenção da pessoa naquela situação. As pessoas podem ligar ou encaminhá-lo à nossa sede para receber atendimento", explicou Silvia.

 

A assistente social ainda destacou que a decisão de ir embora tem que ser da pessoa em situação de rua, que tem o direito de ir e vir, como qualquer outro cidadão, garantido pela Constituição Federal. Durante a reunião, os policiais militares e os servidores do Creas, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, acordaram de intensificar as abordagens nas ruas, reforçando a importância de desenvolver ações em conjunto.

 

O prefeito Paulinho Mineti demonstrou determinação em buscar alternativas para amenizar os transtornos. “Fica claro para nós a necessidade de realizarmos ações integradas envolvendo o poder público, polícia, comerciantes e toda a população. Só com o empenho de todos conseguiremos resultados. Vamos estudar formas de melhorar essa realidade em nosso município”, disse.

 

A reunião, que  foi realizada na Prefeitura, contou com a presença do prefeito Paulinho Mineti; da secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Falqueto; do coordenador e da assistente social do Creas, Edson Rodrigues e Silvia Louzada Duarte;  dos policiais militares, Patrick Passon e Antônio Selva; do coordenador da Defesa Civil Municipal, Woelpher Pierângelo de Freitas Bárbara; do presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Foletto e dos vereadores Sávio Filete, Marco Grillo, Tiago Altoé e Gilberto Bravim Zanoli.

 

Creas já realizou 531 atendimentos à pessoas em situação de rua em 2019

Segundo dados do Creas, só no ano de 2019 foram realizados 531 atendimentos à pessoas em situação de rua. Durante o atendimento, é realizado um cadastro para registro da condição situacional com informações sobre local de origem, tempo de permanência no município, situação familiar, de onde está vindo e qual o destino, entre outros.

 

No mês de setembro deste ano, por exemplo, foram fornecidas 40 passagens. Para evitar abusos, o benefício da passagem é oferecido uma vez a cada seis meses, já que é comum algumas pessoas em situação de rua retornarem para o município.

 

O Creas está localizado avenida Elizabeth Perim, s/n – Bairro São Pedro, próximo à casa da Cultura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Telefones: (28) 3546-3119 / (28) 3546-3504 / (28) 99927-4158.

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova. 

Confira mais Notícias

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba

Inscrições abertas para pós-graduação em Energias Renováveis, em Venda Nova

Montanhas Capixabas: crescimento e conexões redefinem o turismo de experiências

População em situação de rua soma 308 mil pessoas no país, diz estudo

Governo do ES inaugura obras de melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário de Castelo