Redação FMZ
A sede do Corpo de Bombeiros de Venda Nova do Imigrante completou três anos de atuação na região desde sua inauguração no dia 21 de outubro de 2016. Nesse período soma-se mais de 2 mil atendimentos em ocorrências operacionais e cerca de 4.500 unidades vistorias, em uma área de atuação que abrange 11 municípios em sua totalidade territorial ou em partes.
Mesmo inaugurada oficialmente em outubro daquele ano, desde o mês de fevereiro, uma guarnição já trabalhava no local. Hoje, são 35 militares lotados na 2ª Cia nas funções administrativas e operacionais. Dentre as principais ocorrências atendidas nesse período estão: corte de árvores, desencarceramento de pessoas, atendimento a casos de suicídio, atendimentos em incêndios florestais e em residência, transporte de pessoas acidentadas, dentre outros.
O atual comandante da 2ª Cia, capitão Furieri, destaca que 2019 será o ano com maior número de ocorrências desde a inauguração da unidade. “Em 2019 até setembro já realizamos 570 atendimentos a ocorrências. Com certeza este ano devemos passar de 600 atendimentos, sendo o ano com mais ocorrências”, explica o capitão.
Além da parte operacional propriamente dita, no trabalho com ocorrências, o Corpo de Bombeiros também realiza as vistorias em estabelecimentos comerciais, industriais e instituições visando à emissão de alvará. Em três anos, foram 4.575 unidades vistoriadas.
Incêndios em vegetação
Nas últimas semanas, uma série de incêndios em vegetação foram registrados na região da 2ª Cia o que exigiu um grande esforço dos bombeiros. De acordo com o capitão Furieri a maioria dos focos se deram devido à ação humana, em locais de difícil acesso e próximo às residências o que poderia ter resultado em vítimas. Militares que estavam de folga se mobilizaram para atuar no combate aos incêndios e bombeiros, com atestado médico, contribuíram na parte administrativa para que mais militares estivessem em campo.
“A população pode contribuir mantendo áreas de vegetação e plantação aceradas de acordo com a legislação, pois isso evita a propagação do incêndio. Também existem formas legais de promover queimadas, dentro de um horário apropriado, com os órgãos da prefeitura cientes”, salientou.
Treinamentos
Além do trabalho operacional, o Corpo de Bombeiros ministra palestras e treinamentos para diversas instituições. A última capacitação realizada pela 2ª Cia foi com 400 serventes e auxiliares de sala sobre combate básico a incêndio e atendimento pré-hospitalar inicial. “Como a escola é um local em que circulam muitas crianças e tem aglomeração de pessoas; caso uma criança engasgue, quebre um braço ou tenha algum tipo de acidente, os funcionários poderão dar um atendimento inicial até a chegada dos bombeiros”, explicou.
Outro projeto que já funciona na sede do 4º Batalhão, em Marechal Floriano, e será oferecido na região de Venda Nova chama-se “Mãe prevenida Vale uma vida”. A iniciativa é do comandante do Batalhão, Tenente-coronel Amaral. Nesse projeto, os participantes são capacitados para dar um suporte à vida de seu familiar até a chegada do socorro especializado em casos de engasgo, parada cardiorrespiratória, choque elétrico e queimaduras.
Segundo o comandante da 2ª Cia, os bombeiros podem ministrar essas palestras e treinamentos em todas as cidades da região da abrangência dependendo, exclusivamente, da demanda por parte das comunidades e prefeituras.
Abrangência
A 2ª Cia do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros abrange a área total dos municípios de Venda Nova, Conceição do Castelo, Ibatiba, Iúna, Irupi, Brejetuba, Muniz Freire, Afonso Cláudio, Laranja da Terra e parte das cidades de Castelo e Domingos Martins (Pedra Azul).
Capitão Furieri é o atual comandante da 2ªCia do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros.