Por Leandro Fidelis
O ano é de muita tangerina ponkan nas montanhas capixabas. A alta na safra está até deixando os produtores com medo de não conseguir comercializar toda a produção. Por isso, a caixa de 20 kg, que custava R$ 8,00, já é encontrada a R$ 5,00. A constatação é de técnicos do Incaper local.
Diante desse quadro, o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e o Incaper, e a Prefeitura de Conceição do Castelo promovem amanhã (16) o Encontro de Produtores de Tangerina Ponkan. O evento é aberto a produtores, técnicos e estudantes e acontece no Ginásio de Esportes de Santa Luzia, zona rural do município, a partir das 8h. Neste dia também será realizado um dia de campo.
Em discussão, o assunto principal será a comercialização da fruta. Às 9h30, o engenheiro agrônomo Hermeval Guerini (Incaper) ministra a palestra Comercialização de Tangerinas no Espírito Santo. Em seguida, uma sumidade no assunto fala de Comercialização no Brasil: Rudi Marcos Maggioni, diretor da Frutas Cantu Nordeste, de Recife (PE), que compra e vende tangerinas em todo o país.
Dia de campo
Às 11h30, o seminário abrirá espaço para debate e almoço de confraternização. A saída para o dia de campo será às 13h30. O evento será na propriedade de José Admar Zanão, em Santa Luzia.
A estação 1 vai abordar Adubação e Qualidade das Frutas com o agrônomo Marlon Esposti (Incaper). Ao mesmo tempo, estará acontecendo a estação 2 com o tema Como Colher Melhor o seu Produto, ministrada por Edmar Celin e José Carlos Guarnier (Incaper).
Já na estação 3, os participantes vão saber mais sobre Pós-colheita: Como Classificar, Padronizar e Embalar o seu Produto para Agregar Valor. Os coordenadores são: José Mauro Balbino, pesquisador do Incaper, e Marcos Antônio Magnago, assessor técnico da Ceasa/ES. O encerramento está previsto para as 16h.