Para quem gosta de aventura, esportes radicais ou quer entrar em contato com a natureza a novidade é que a trilha que leva até o topo da Pedra Azul, no município de Domingos Martins, volta a ser aberta ao público a partir do mês de julho.
A trilha, que está fechada desde 1997, tem o percurso total de 2,5 km e leva até o topo da formação rochosa de Pedra Azul, que está a 1.822 metros de altitude. O Parque Estadual da Pedra Azul é administrado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
A trilha receberá algumas adaptações, como corrimões, e nos trechos mais íngremes serão instalados mosquetões na rocha, para garantir a segurança dos visitantes que quiserem escalar o pico. É aconselhável que os visitantes levem agasalhos devido ao frio que faz no inverno, chegando a se registrar temperaturas abaixo de zero no topo da pedra.
O Parque foi criado pela Lei n° 4.507/91, para proteger um conjunto de valores naturais, onde se destaca a Pedra do Lagarto unida a Pedra Azul, que podem ser avistadas da BR-262. Possui uma área total de 1.240 hectares e está localizado no município de Domingos Martins (ES), distante 89 quilômetros de Vitória (ES).
Mais trilhas
Além da trilha da Pedra Azul, o Parque Estadual possui mais duas trilhas abertas à visitação: a Trilha do Lagarto, com 480 metros, de onde se contempla o Caparaó e o Parque Estadual Forno Grande; e a Trilha das Piscinas, com 1200 metros, onde se observa nove piscinas naturais escavadas pela ação das águas.
Para visitar o Parque é necessário um contato com o Escritório do Parque através do telefone (27) 3248-1156, com antecedência de 24 horas. Os grupos deverão ser compostos de, no máximo, 20 pessoas para a Trilha das Piscinas e, de 40 pessoas, para a Trilha do Lagarto.
Durante todo o percurso das trilhas os visitantes são acompanhados por guardas florestais e monitores. O Parque é aberto para visitação de quarta-feira a domingo, de 8h às 17h30. Os passeios são realizados pela manhã, às 9 horas, e à tarde, às 13 horas e duram, em média, três horas.
* Fonte: Site Governo do ES