Encontro reúne mais de 150 pessoas da mesma família em Venda Nova

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

Já virou tradição o encontro dos descentes de Fioravante Caliman e Marieta Carnielli Caliman que ocorre em Venda Nova do Imigrante. No último sábado (28), 158 membros da família Caliman se reuniram e, mais uma vez, realizaram o grande encontro entre várias gerações. Ao todo, os descentes de Fioravante e Marieta somam 332 integrantes entre filhos, netos, bisnetos e trinetos.

 

Eunice Caliman, neta de Fioravante, conta que o encontro ocorre há vários anos desde quando Padre Cleto Caliman, filho de Fioravante e Marieta, incentiva a participação de todos. Neste ano, a reunião da família foi realizada na propriedade do senhor Clementino Caliman.

 

Ainda segundo Eunice, seus avós tiveram 16 filhos, sendo que dois morreram ainda na infância. Dos 14 filhos, três estão vivos e participaram do encontro: Clementino Caliman, Cacilda Caliman Lorenção e Enedina Caliman Brioschi. As irmãs Cacilda e Enedina estavam acompanhadas de seus esposos, Máximo Lorenção e Plínio Brioschi, respectivamente. Da primeira geração de descendentes, também estiveram presentes dois cunhados: o esposo de Aniceta Caliman, o senhor José Altoé, e a esposa de Agostinho Caliman, a senhora Tecla Falqueto.

 

A data do encontro é pensada para que o maior número de parentes possa participar, tanto os que moram em Venda Nova como os de outras localidades. “Normalmente, nós promovemos o encontro depois do Natal e antes do Ano Novo para que os parentes que moram fora possam participar da festa, pois eles vêm a Venda Nova nessa data. Vieram familiares de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Linhares, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Cachoeiro de Itapemirim, de todos os cantos”, explicou Eunice.

 

O momento é organizado com antecedência e cada família contribui com um prato para o almoço. “Nós temos uma comissão que é formada por um ou dois membros de cada família dos filhos do Fioravante. Nos reunimos, marcamos a data e organizamos o que vai acontecer na festa. Cada família leva pratos variados: carnes, saladas, doces que não podem faltar. Fica uma variedade enorme de comida”.

 

Eunice contou que o encontro de sábado foi marcado por reencontros, brincadeiras como bocha e mastrobol. Houve momentos de orações, cantos de ação de graças e recordação dos familiares falecidos. O padre Cristian Vieira, da Paróquia São Pedro, esteve presente, fez orações e aspersão com água benta. No evento, também foi promovido um bingo para custear despesas de estrutura como mesas, toldos, dentre outros. “Foi uma festa muito animada, tranqüila, leve e cheia de alegria e paz”, finalizou a neta de Fioravante e Marieta.

 

Os irmãos Cacilda, Clementino e Enedina, três dos 16 filhos de Fioravante Caliman e Marieta Carnielli.

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas