Lago do Alto Bananeiras pode ter capacidade aumentada

As obras do lago de Alto Bananeiras, em Venda Nova, podem ter sua capacidade de armazenamento de água aumentada. Atendendo ao pedido do governador em exercício, Ricardo Ferraço, a Cesan fará um estudo para verificar a viabilidade de diminuir o vertedor da barragem.

Sábado passado, Ferraço visitou as obras em Alto Bananeiras, acompanhado do diretor da Cesan, Carlos Fernando Martinelli, de Eliezer Batista, de Erling Lorentzen, sócio da Aracruz Celulose, e do prefeito de Venda Nova, Braz Delpupo. O vice-governador foi ver de perto o desenvolvimento do projeto e avaliar a possibilidade de atender ao pedido do município em fazer a alteração da obra, que está na fase final.

Na tribuna da Câmara, na sessão da última terça, o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, que acompanhou o grupo, junto com os vereadores Chico Foletto- PSB e Eunice Caliman – PV, falou da real possibilidade de diminuir o vertedor da barragem. A Cesan ficou de fazer um estudo técnico, verificando taxa de vaporação dentre outros quesitos, e apresentar a Ferraço. “Vamos acompanhar este processo para que esta reivindicação tenha sucesso”, disse Grillo.

Em várias oportunidades, o vereador Alberto Falqueto- PDT, que faz acompanhamento direto da obra, falou da importância de aumentar a capacidade da barragem, o que amplia o poder de abastecimento e ainda aproveita a área já desapropriada. No sábado da visita, Falqueto estava ausente no município e seu pai, proprietário rural da comunidade vizinha, acompanhou o grupo até Alto Bananeiras.

Grillo salientou que o grande objetivo da obra é armazenar água e garantir o abastecimento para Venda Nova. Ele acredita que com o aumento da capacidade o município ficará bem mesmo diante de uma estiagem de cinco meses. Para o vereador, esta visita é mais uma demonstração do carinho com que o Governo do Estado trata os projetos ligados a Venda Nova.

Foletto, que também participou da visita ao lago, ressaltou a preocupação de Alberto, que várias vezes levou o assunto para a tribuna. “Ferraço deixou claro reconhecer as vantagens da mudança. Ele agora quer o estudo técnico para respaldar possíveis alterações no projeto”.

Solenidade

No dia 16 de janeiro, o Governo do Estado assinou ordem de serviço para a conclusão do Lago de Alto Bananeiras e mais duas obras importantes em Venda Nova: o asfaltamento da estrada de Viçosinha a Cachoeira Alegre e a construção do Centro Cultural e Turístico. Nas três obras, a Câmara de Venda Nova desempenhou um papel importante junto ao Governo Estadual e à União para aprovação dos projetos e liberação das verbas.

A solenidade do dia 16 foi em frente à Prefeitura, quando também foram inauguradas as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água. Com R$ 1,7 milhão do Governo do Estado, Ricardo Ferraço garantiu que desta vez aconteceria a conclusão efetiva do Lago de Alto Bananeiras, obra que fora assumida pela Cesan.

Na ocasião, o prefeito Braz Delpupo falou de como a sua administração zela para ter recursos em caixa e poder dar contrapartida nos convênios, citando os R$ 700 mil para o lago de Alto Bananeiras.

* Fonte: Assessoria Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto