Geral

Novas regras de trânsito para o transporte de crianças de até sete anos

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) irá publicar nos próximos dias a nova resolução para o uso de cadeirinhas e de cinto de segurança para crianças de até sete anos. A publicação deve ser feita no Diário Oficial ainda esta semana e só vale para carros de passeio.

A resolução determina que crianças de até um ano devam utilizar o bebê-conforto amarrado ao cinto de segurança do carro e voltado para o banco traseiro. Já crianças de um a quatro anos, devem viajar na cadeira presa ao cinto do veículo e com o bebê preso ao cinto da cadeirinha.

As crianças de quatro a sete anos, terão que viajar no assento de elevação e utilizar o cinto do carro. Somente após atingir a altura de 1,40 metros e ter dez anos é que as crianças podem viajar no banco dianteiro.

A legislação não previa a obrigatoriedade da cadeirinha, mas a partir da publicação da nova resolução do Contran, haverá um prazo de dois anos para que as empresas e a população possam se adequar as novas regras. Mas a gerente de Educação no Trânsito do Detran informou que haverá fiscalização e ações educativas.

“É importante que os pais obedeçam a resolução mesmo que as crianças não queiram utilizar a cadeirinha. A medida é importante para a prevenção de acidentes”, comentou.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho