Cineclube vai exibir filmes e promover debates em Venda Nova do Imigrante

 

Em sua primeira edição, o Cineclube REPRISE surgiu do projeto REPRISE Interferências Culturais, uma iniciativa que já está na sua 5ª edição e vem reunindo cada vez mais participantes, na cidade de Venda Nova do Imigrante. A sessão de estreia será no dia 21 de março (sábado), às 18h30 horas, na Casa da Cultura.

 

Dentre todas as atividades do REPRISE, a exibição de um filme de curta metragem é sempre o ponto alto de cada encontro. Há interação do público e um pequeno debate, após a exibição. Entretanto, sentiu-se falta de exibir um filme de longa metragem, com mais tempo, mais informação e mais questões para debate. Para tanto, seria preciso de um dia exclusivamente para esta atividade. Pensando nisso, surgiu o Cineclube REPRISE, que nada mais é que uma outra atividade do projeto REPRISE Interferências Culturais.

 

A ideia é levar ao público, gratuitamente, obras cinematográficas que possam promover, além do entretenimento, o levantamento de questões pertinentes ao nosso tempo, com análises reflexivas sobre quem somos e o nosso papel na sociedade. O Cineclube Reprise pretende fazer pelo menos quatro sessões ao longo do ano de 2020.

 

Um grande diferencial do Cineclube REPRISE é o fato dele acontecer, em sua primeira edição, na tradicional Casa da Cultura, um local que tem todos os atributos necessários para a exibição de filmes e outras atividades culturais.

 

REPRISE Interferências Culturais

O REPRISE Interferências Culturais é um projeto independente idealizado por um coletivo de Venda Nova do Imigrante, formado por Carlos Bao (designer gráfico), Iasmyn Santos Ferreira (Tradutora e intérprete de Libras), Leonardo Pichara (professor de Inglês do IFES – VNI), Thiago Braga (estudante de Letras Português e professor de Literatura na Coopeducar) e Letícia Sossai (Massoterapeuta).

 

Como todos os integrantes já se conheciam e já eram parceiros em outras atividades, o projeto surgiu, espontaneamente, da necessidade de se criar um espaço para manifestações artísticas diversas, sempre em pontos diferentes da cidade. As edições anteriores aconteceram em um restaurante, numa choperia e numa sorveteria, sempre com um público maior que o esperado. A última edição reuniu mais de 250 pessoas.

 

Para contemplar esta tríade, o Reprise se embasa em três importantes vertentes artísticas: o cinema, com a projeção de um documentário ou curta sobre temas importantes, e posterior debate; a poesia, através de recitais e troca de livros; e a música, com apresentações de artistas ou atrações locais, geralmente estreantes ou com pouca estrada.Durante todo o evento, o microfone fica aberto para quem quiser apresentar seu talento. E vale tudo: dança, música, teatro, poesia. Além disso, eventualmente, acontecem oficinas de artesanato oferecidas por parceiros locais.

 

Por enquanto, o projeto ainda não conta com recursos ou qualquer investimento, público ou privado. Cada edição só é possível através de parcerias, dos locais que abrigam o projeto, e da boa vontade de quem ama e incentiva a arte e a cultura. Além disso, o projeto faz parte de uma importante iniciativa de Responsabilidade Social que abre espaço para novos talentos, reúne as pessoas e promove o acesso à arte em todas as suas formas.

 

 

Serviço

Cineclube REPRISE

Exibição do filme BACURAU e debate

Data: 21 de março de 2020

Horário: 18h30

Local: Casa da Cultura

Contato para informação: Carlos Bao (27) 99309-3280 / carlosbao@carlosbao.com.br

Instagram/Facebook do projeto: @reprise.vni

 

Com informações do projeto REPRISE Interferências Culturais.

Confira mais Notícias

Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta 2025

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025