Menina desaparecida é encontrada e passa bem

* Por Leandro Fidelis

Sensação de alívio no caso do sumiço de criança em Brejetuba, Região serrana do Estado. A menina Crislaine Dias Cesário, de um ano e oito meses, foi encontrada por um casal de lavradores na tarde desta quarta (25) a cerca de 1 km do local na lavoura de café onde desapareceu na última segunda.

A criança estava vestida com uma blusa de manga comprida, nua da cintura para baixo, descalça e bastante suja de terra. Foi localizada entre pés de café sobre um tipo de arbusto espinhoso conhecido como “picão”. O local é íngreme e fica acima da lavoura onde ela foi vista a última vez, enquanto seus pais colhiam café, numa fazenda no Córrego do Café, a 4 km da sede do município.

O casal Luci Ferreira Zuccon e José Carlos Zuccon, que também trabalha na propriedade, ouviu o choro da menina por volta das 16h40. Cinco minutos depois a Polícia Militar da cidade foi acionada pela tia da criança, Aparecida Maria Dias da Conceição Cardoso. Crislaine chegou à cidade acompanhada do pai, José Luiz Cesário, e do dono da fazenda, Rogério Zucon, que dirigia um Fiat Strada. O veículo saiu acompanhado por batedores da PM.

Bem de saúde

A menina deu entrada no pronto-atendimento de Brejetuba às 17h50. De acordo com o médico plantonista Pedro Luiz Ferreira de Siqueira Júnior, ela apresentava um quadro de glicose e temperatura baixas e estava muito desidratada. “Prestamos os cuidados imediatamente e ela está bem”, contou o médico, que notou uma leve escoriação na nuca, que pode ser um ferimento anterior ao desaparecimento da menina.

Sensibilizados, comerciantes e outros moradores doaram roupas, fraldas descartáveis e calçados à menor.

A secretária de Saúde de Brejetuba, Marfiza de Novaes, visitou a menina ontem à noite no pronto-atendimento. Ela disse que o município está aliviado com a notícia. “Em época de colheita de café, Brejetuba recebe até 2.500 trabalhadores para os trabalhos na lavoura, o que aumenta a criminalidade no município. Estávamos bastante preocupados com o pior”.

Sumiço misterioso

Filha do casal de lavradores José Luiz Cesário e Maria José Dias de Paulo, Crislaine acompanhava a mãe na colheita de café na tarde de segunda-feira quando desapareceu de forma misteriosa. Segundo relato da mãe, ela estava dormindo sob pés de café a cerca de 2 metros dela na última vez em que foi vista.

Desde então as policias Militar e Civil iniciaram as buscas na propriedade, estendendo os trabalhos até de madrugada com apoio de trabalhadores rurais. As únicas pistas eram uma peça de roupa íntima da criança, uma bermuda e a chupeta.

Pais proibidos de ver a menina

Os lavradores José Luiz Cesário e Maria José Dias de Paulo, pais da menina de um ano e oito meses que estava desaparecida em Brejetuba desde a última segunda-feira, estão proibidos de ver a criança, que está internada no Pronto Atendimento da cidade, por ordem da Polícia Civil do município.

Segundo o investigador Ananias de Oliveira, a partir de agora o casal, assim como conhecidos e vizinhos continuam como suspeitos de envolvimento no sumiço da criança. Para a Polícia, a maneira como Crislaine reapareceu na tarde desta quarta-feira é um mistério tanto quanto o seu desaparecimento.

O comandante do Destacamento da Polícia Militar de Brejetuba, o sargento Agnaldo Leite, informou que as buscas na fazenda mobilizaram agentes locais e da PM de Afonso Cláudio e Venda Nova.

Com base em sua experiência, o sargento disse acreditar na impossibilidade da menina ter chegado ao local sozinha, já que até para os policiais o acesso foi difícil. “O local fica acima dos cafezais e está a mais de um quilômetro de onde encontramos as roupinhas segunda-feira. A Polícia Civil continua investigando”.

O sentimento entre os policiais é de alívio depois de 48 horas de tensão. “Quando soube da idade da criança, pensei logo no meu filho e não medi esforços para encontrá-la. A verdade tinha que aparecer”, declarou o soldado Alex Sandro Pereira.

Confira mais Notícias

Espírito Santo fecha primeiro semestre de 2025 com menor número de homicídios em 29 anos

Junho sem feminicídios: Espírito Santo completa 32 dias sem registro

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 nas rodovias capixabas e reforça alerta sobre causas de acidentes

PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais durante Operação Corpus Christi 2025 no ES

Suspeito de violência doméstica que descumpriu medida protetiva é preso em Marechal Floriano

PRF prende foragido da Justiça em Viana

Polícia identifica adolescentes suspeitos de danificar placa em Venda Nova do Imigrante

Polícia prende suspeito de envenenar caldo de cana que matou mulher em Domingos Martins