Região Serrana organiza atendimento do Samu 192

•Por Leandro Fidelis

Em breve o número 192 também fará parte da rotina dos moradores da Região Serrana em caso de emergência. Como ainda falta esclarecer o uso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- Samu, técnicos e secretários de Saúde participam de oficinas preparatórias hoje (26) e amanhã (27) em Pedra Azul, Domingos Martins. O evento será na Pousada Eco da Floresta.

Um total de 20 profissionais dos 16 municípios contemplados pelo serviço serão multiplicadores das informações para a população das montanhas. A previsão é de que 300 mil pessoas sejam beneficiadas.

De acordo com o secretário Anselmo Tozi, durante a apresentação do serviço em abril deste ano, o Samu 192 não é um transporte de ambulância. Envolve regulação médica, em que o atendimento é realizado pelo médico regulador, por meio de telemedicina, e segue um protocolo que classifica o nível de urgência, além do resgate em cena.

“A nossa intenção é melhorar o atendimento de urgência emergência nessa região. É um serviço extraordinário, com equipes muito bem preparadas para atender casos graves, oferecendo suporte adequado, e levar o paciente com segurança ao serviço de saúde,” afirma Tozi.

O objetivo da implantação do serviço é realizar atendimento pré-hospitalar móvel em quadros urgentes de natureza clínica, traumática, psiquiátrica, pediátrica e gineco-obstétrico. Além disso, organizar o fluxo de pacientes nas urgências, desde a Atenção Básica à Alta Complexidade, diminuir o tempo de permanência hospitalar e reduzir seqüelas e mortalidade.

Para implantar o Samu na Região Serrana será necessária a contratação de 85 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores dos veículos e técnicos auxiliares de regulação médica.

Ainda sem previsão, a expansão do SAMU 192 para a Região Serrana completará a implantação para toda a Macrorregião Centro, totalizando 2.008.831 habitantes. Na Região Metropolitana, o serviço atente 1.695.317 pessoas.

Confira mais Notícias

Artesãos mantêm madeira como herança viva nas Montanhas Capixabas

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro

Venda Nova registra a temperatura mais fria do ano nesta quinta-feira (12)