Prefeitura de Domingos Martins suspende multas e juros em impostos, taxas e contribuições até agosto

 

A crise da pandemia do coronavírus trouxe muitos desafios para a área da saúde e também para a economia. Pensando nisso, a prefeitura de Domingos Martins decidiu suspender a incidência de multas e juros nos impostos, taxas e contribuições referentes ao ano de 2020. A decisão está descrita no Decreto n° 3.565/2020, assinado na última terça-feira (28).

 

A suspensão de multa e juros vale por 120 dias, ou seja, até o dia 28 de agosto de 2020. Isso já vale, por exemplo, para as cobranças de água que venceram em março e também para o IPTU (Imposto Predial e Território Urbano) e para um imposto específico para a atividade comercial no município: o TFLIF (Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento). Os carnês desses dois últimos impostos já começaram a serem distribuídos para a população.

 

Segundo o Decreto, a decisão não se aplica aos débitos inscritos em dívida ativa. Os carnês e DAM’s recebidos pelos contribuintes, ainda que ultrapassada a data de vencimento, poderão ser utilizados sem a incidência de multas e juros. Não há a necessidade do contribuinte tirar a segunda via do documento.

 

Os impostos que possuem descontos com pagamento em cota única, o mesmo ficará mantido até 28 de agosto de 2020. Para os Contribuintes que não conseguirem pagar qualquer imposto municipal com vencimento nos meses de março, abril e maio de 2020, será garantida a emissão de Certidão Positiva com Efeitos de Negativa até 31 de julho de 2020.

 

O decreto prevê ainda a não exclusão dos parcelamentos que estão inadimplentes entre o período de 01/03/2020 a 31/07/2020. Leia o Decreto na íntegra aqui.

 

Mais Tempo para pagar

Pela primeira vez, o pagamento do TFLIF poderá ser dividido em até cinco vezes. Já o IPTU pode ser pago em até três vezes. A previsão é que sejam distribuídos 1.214 carnês de cobrança de TFLIF e 9.958 carnês de IPTU.

 

Com informações da Prefeitura de Domingos Martins.

Confira mais Notícias

INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

MEIs têm novas regras para preenchimento de notas fiscais

Receita começa a receber nesta segunda (17) declarações do Imposto de Renda

Programa gerador da declaração do IR é liberado nesta quinta-feira (13)

Pressionada pela energia elétrica, inflação de fevereiro fica em 1,31%

Comitiva do ES vai ao Vietnã por aumento da competitividade do café conilon capixaba

Pessoas e empresas em situação irregular na Receita perderão a chave Pix