Os bancos de sangue do Espírito Santo estão passando por uma grande falta de sangue. Esse déficit também é sentido em unidades de saúde do interior, como o Hospital Padre Máximo de Venda Nova do Imigrante.
A equipe do banco de sangue de Venda Nova solicita a quem puder ir até o Hemoes, em Vitória, realizar doações em nome do Hospital Padre Máximo ou, também, fazer o pedido a parentes e amigos que residam na Grande Vitória.
O atendimento em todas as unidades de doação é por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração, reduzindo a possibilidade de transmissão do novo Coronavírus (Covid-19). O Hemoes de Vitória fica localizado em Maruípe, próximo ao Hospital Santa Rita e Hospital das Clínicas. As doações podem ser agendadas pelo telefone (27) 3636-7920. O atendimento ocorre todos os dias da semana, de segunda a domingo, das 7h às 17 horas.
“Limitamos o número de pessoas dentro das unidades e vale reforçar que quem está com sintomas gripais não deve comparecer para doação”, explicou a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad.
Pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas.
Junho é o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Com o tema “#Compartilhe”, a Secretaria da Saúde (Sesa) chama atenção para a campanha Junho Vermelho e para a doação contínua de sangue.
Amor, Tempo, Vida, Atitude, Afeto e Esperança são destaques da campanha #Compartilhe que busca significar o ato de ser um doador.