Leontina Ramos Pereira Marques, de 100 anos, é uma das 503 pessoas curadas da Covid-19 em Marechal Floriano. Moradora da sede do município, a idosa contraiu a doença e precisou ser internada no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, referência no Estado no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus.
De acordo com Marlete Maria Marques, filha de Leontina, a mãe foi a primeira da residência diagnosticada com Covid-19. Ela e o marido também tiveram os sintomas. A filha e a neta de Marlete, que também moram na mesma residência, não contraíram a doença.
Marlete contou que a família estava morando nos últimos três meses no sítio, em Ribeirão Capixaba, Domingos Martins, para reduzir o risco de contrair a doença. “Minha mãe não saia de casa, mas foi infectada. Eu, minha mãe e meu marido tivemos sintomas de gripe e meu marido teve tosse. Quando levamos minha mãe para ser atendida na policlínica de Marechal, ela estava com 50% do pulmão comprometido e os médicos orientaram a internação”, contou Marlete.
Segundo ela, Leontina ficou 12 dias no hospital, sendo que precisou permanecer por um período na UTI e usou máscara de oxigênio, mas não teve que ser entubada. “Foram dias de angústia, mas foi uma glória ela voltar para casa. Cada dia era um progresso e como não podíamos visitá-la, sempre nos informávamos sobre o estado de saúde dela pelos boletins médicos”, relatou Marlete. O vídeo, abaixo, mostra o momento em que Leontina teve alta hospitalar.
Até a tarde de hoje (23), de acordo com o Painel Covid-19, do governo estadual, 564 pessoas foram confirmadas com a doença em Marechal Floriano. Dessas, 17 morreram e 503 pacientes estão curados. Os demais seguem em tratamento em suas residências ou em hospitais.
Com informações do Montanhas Capixabas.