Bairro Vila Betânea completa 57 anos de fundação em Venda Nova do Imigrante

Vila Betânea em janeiro de 1977. Foto: Aurélia Zandonadi.

Vila Betânea em outubro de 2020. Foto: Edézio Peterle

 

De acordo com os escritos de Máximo Zandonadi, registrados no livro “Venda Nova do Imigrante – 100 anos da colonização italiana no Sul do Espírito Santo”, nesta terça-feira, dia 20 de outubro, comemora-se 57 anos de fundação da Vila Betânea. Foi nesse dia no ano de 1963 que o senhor Gildo Gomes, trabalhador no sistema de parceria de Zandoinadi, recebeu a escritura de uma das chácaras que formavam a referida localidade.

 

Segundo a obra de Máximo, a urbanização da Vila Betânea foi iniciada após a retificação dos córregos Viçosa e Lavrinhas, possibilitando que a planície ficasse enxuta e saneada. Nesse processo, Máximo Zandinadi dividiu uma área de meio alqueire e fez cinco chácaras de 5 mil metros quadrados cada uma. Esses terrenos foram vendidos a preços médios ou doados a trabalhadores com a condição de que as ocupassem e nelas trabalhassem como colonos ou meeiros. A demarcação das chácaras foi realizada por um agrimensor de Castelo chamado Manoel Soares.

 

“4ª Chácara – Cedida a outro que trabalhava na minha propriedade de parceria, o Sr. Gildo Gomes, esposo de Zelinda Zorzal Gomes, residindo junto à sogra, D. Maria Camata Zorzal, na propriedade que hoje faz parte do Clube Recrattivo de Venda Nova. O Sr. Gildo foi o primeiro morador de Vila Betânea. Em 20 de outubro de 1963, ele foi morar numa casa de madeira construída por mim, Foi também a 20 de outubro de 1963 que o sr. Gildo recebeu a escritura da chácara, constando a área de 4.800 metros quadrados. Portanto, a data 20 de outubro de 1963 é considerada a data de fundação de Vila Betânea” (Máximo Zandonadi, 1992, p. 97).

 

Atualmente, a Vila Betênea é o bairro mais populoso da sede de Venda Nova, além de reunir um grande fluxo comercial e de prestação de serviços.

 

Com informações do livro “Venda Nova do Imigrante – 100 anos da colonização italiana no Sul do Espírito Santo”.

 

Confira mais Notícias

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba

Inscrições abertas para pós-graduação em Energias Renováveis, em Venda Nova

Montanhas Capixabas: crescimento e conexões redefinem o turismo de experiências

População em situação de rua soma 308 mil pessoas no país, diz estudo

Governo do ES inaugura obras de melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário de Castelo