Lançamento de documentário sobre a vida do bailarino Carlos Lowzada em Muniz Freire

A Casa da Cultura de Muniz Freire realizará, no dia 14 de agosto, às 19 horas a abertura da Exposição “Carlos Lowzada, do mundo para Muniz Freire”. Na ocasião, será exibido o documentário sobre a vida do bailarino, produzido pela secretaria de cultura do município. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de agosto, das 8 às 18 horas.

Biografia

Informações extraídas dos arquivos do próprio bailarino, comprovadas por recortes de jornais e revistas, cartazes e panfletos de espetáculos:

José Carlos Louzada (Carlos Lowzada) nasceu em Muniz Freire em 19 de maio de 1951. Filho de Paulo Louzada e de Maria José Louzada. Sua primeira vocação artística foi a música. Formado pela Escola de Bailados do Teatro Municipal de São Paulo e pela Universidade de São Paulo. Sua carreira profissional começou no Teatro Guaíra, em Curitiba. Grandes ballets surgiram em seu repertório: Giselle, A Bela Adormecida, Jeux dês Cartes, El Amor Bujo, Dom Quixote. Estudou em Cannes com Rosella Hightower e recebeu então um convite para trabalhar no Teatro Municipal de Avignon. Mais tarde foi para a Ópera de Monte Carlo.

Em Paris fez aperfeiçoamento com Nina Virowbova, Yvete Chauviré, Gilbert Mayer, Raynmond Franchetti e Serge Peretti. Em 1979 foi para o Teatro São Carlos de Lisboa trabalhar com Armando Jorge e ao seu repertório foram acrescentadas Raymonda, Les Sílfides, O Baile dos Cadetes e uma infinidade de Ballets contemporâneos.

Grandes nomes

Lowzada trabalhou na Alemanha e teve oportunidade de dançar ao lado de grandes nomes do ballet, tais como Rodolf Nureyev, Carlos fracci, Alexander Goudnov. Dançou pela Finlândia, Suíça, Holanda, Inglaterra, Espanha. Teve contato com o Teatro Maggio Musicale Fiorentino (Florença – Itália), onde também freqüentou a Escola Superior de Belas Artes de Florença.

Em Paris, fez o curso de História da Arte e viajou por toda a Europa pesquisando e estudando a dança e a arte de um modo geral e no seu mais variado estilo. Formado também em Ciências Contábeis e Filosofia Pura, sendo membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil. Em 1981 voltou ao Brasil e ingressou no teatro Municipal do rio de Janeiro, então sob a direção de Dalal Aschar. No Municipal, atuou ao lado de Márcia Haydée, Natália Makarova, Zandra Rodrigues, Fernando Bujones, Ana Botafogo e tantos outros.

Participou de muitas produções, como Copélia, La Fille Mal Gardée, Sagração da Primavera, Quebra Nozes, Romeu e Julieta, O Lago do Cisne e A Floresta Amazônica. Carlos Lowzada dançou por todas as capitais do Brasil. Artista Emérito, título que recebeu da Organização de Críticos e Jornalistas do Brasil.

Amante da dança, da música, do canto e das artes em geral. Estudioso incansável, além de bailarino era professor de dança, coreógrafo, pianista e dominava vários idiomas. Era membro do Coral da Igreja de Nossa Senhora da Copacabana – RJ, um dos Diretores do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Presidente da Comissão de Bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro – ACOBATEMURJ.

Humildade, paixão e dedicação – a dança, o ballet para Carlos Lowzada foi a realização de um lento itinerário feito de mais de vinte anos de eficiente, digno e brilhante trabalho. Faleceu em 22 de novembro de 1991, deixou uma carreira exemplar que exerceu com competência e integridade, e amigos sinceros, que cultivou com reciprocidade, respeito e a presença sempre marcante.

Onde fica:

Casa da Cultura de Muniz Freire/ES

Praça Antônio Guizzardi, nº50, Centro, Muniz Freire/ES- CEP 29380000- Telefone: (28)35441699

Confira mais Notícias

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova