Mais um grupo de alunos da rede estadual do ES retorna às aulas nesta segunda (26)

 

Conforme previsto em decreto do governo estadual, nesta segunda-feira (26), mais um grupo de estudantes da rede pública retorna as atividades presenciais. Desta vez, são os estudantes do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. A liberação vale escolas da rede estadual nas cidades classificadas como 'Risco Baixo' no Mapa de Risco divulgado pelo governo. 

 

O plano para o retorno, segundo a Secretaria de Educação (Sedu) segue as diretrizes já estabelecidas para os outros níveis da educação que já retornaram com as atividades presenciais (Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional). Entre as medidas de segurança, estão o uso de álcool em gel, uso de máscaras obrigatório por todos, aferição de temperatura, sinalização de distanciamento dentro das escolas, organização dentro das salas de aulas com nova disposição das carteiras e outras.

 

O Ensino Fundamental II será retomado em duas semanas, sendo que a cada semana haverá revezamento de 50% dos estudantes de cada turma. Para cada grupo de alunos, a cada semana, as unidades escolares deverão realizar:

 

– o acolhimento dos alunos, com momento para reflexão sobre o contexto de pandemia; a orientação em relação aos protocolos sanitários; uma reunião com o conselho de líderes de turmas para validar os protocolos com os alunos; as Avaliações Diagnósticas; o monitoramento do absenteísmo. Assim como foi feito nos outros níveis de educação, caberá à família fazer a escolha quanto à presença ou não de seus filhos na escola.

 

Seguindo o calendário da Sedu, no próximo dia 9 de novembro é a vez do retorno dos estudantes do Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano). As escolas municipais também estão autorizadas a retornar, desde o dia 13 de outubro. Cabe a cada prefeitura decidir sobre a retomada ou não de suas atividades presenciais.

 

De acordo com a Sedu, o Programa EscoLAR (atividades remotas) seguirá complementando as aulas presenciais e preenchendo o tempo da semana em que não terá aula presencial. 

 

Com informações da Folha Vitória.

Confira mais Notícias

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Inscrições abertas para curso gratuito de pós-graduação em Educação à Distância em Venda Nova

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Saiba como o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Marechal Floriano oferece 277 vagas em processo seletivo simplificado

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)