Projeto que tramita na Assembleia do ES veda vacinação compulsória contra Covid-19

 

Projeto em tramitação na Assembleia Legislativa proíbe o governo do estado de executar ações ou procedimentos que visem à vacinação compulsória contra a Covid-19. O PL 539/2019 foi lido na sessão ordinária da última segunda-feira (26) e foi encaminhado para análise às comissões de Justiça, Saúde, Defesa do Consumidor e Finanças.

A defesa das liberdades individuais foi a justificativa apresentada pelo deputado Capitão Assumção (Patri) para apresentar a proposta: “A possibilidade de aplicação compulsória em toda a população de um dos estados do Brasil é inconcebível em um estado democrático de direito, que preza e assegura a liberdade do indivíduo”, afirma.

O parlamentar cita o artigo 3º da Lei Federal 6.259/1975, segundo a qual cabe ao Ministério da Saúde a responsabilidade de elaborar o Programa Nacional de Imunizações, que definirá as vacinações, inclusive as de caráter obrigatório, não cabendo, de acordo com o parlamentar, aos governadores ou prefeitos a definição quanto a eventual obrigatoriedade da vacinação compulsória.

“Diante da ameaça de tal imposição do estado à população, a iniciativa quer proibir qualquer tipo de execução de ação ou procedimentos que obriguem o cidadão a tomar a vacina, mesmo passado o período de pandemia pelo qual vivemos”, diz.

 

Com informações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Confira mais Notícias

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante

Eleições 2024

Dalton Perim vence as eleições e será prefeito de Venda Nova pela terceira vez

Operação Eleições 2024 terá mais de 8 mil agentes de segurança empenhados

Eleições 2024: e-Título só pode ser baixado até dia 5

Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça

Atualização do e-Título está disponível para quem quer votar com o app