Culturas italiana e alemã no 10ª Italemanha

A imigração européia teve grande influência na formação cultural capixaba. Alemães e italianos, duas das etnias mais importantes que imigraram para o Estado, deixaram suas marcas em muitos setores da vida capixaba e guardam até hoje algumas de suas tradições.

Para celebrar a importância desses dois povos, será realizado o 10º Festival Ítalo-Germânico, mais conhecido como Italemanha. O evento tem início nesta sexta-feira (30) e vai até domingo (1º), no Centro de Eventos Italemanha, ao lado do trevo de acesso à BR-262, no centro de Marechal Floriano.

O evento tem como objetivo resgatar a cultura e divulgar as potencialidades do município. Há também a função social do Festival, no qual as entidades filantrópicas de Marechal Floriano terão espaço para vender seus produtos.

O Festival é promovido pela Prefeitura local, por meio da Secretaria de Turismo, sendo o mais importante evento cultural do município. A expectativa da coordenação do Italemanha é levar a Marechal Floriano pelo menos 30 mil pessoas durante as atividades da festa.

Entre os destaques da festa estão: exposição de orquídeas e produtos típicos; atrações culturais; apresentações; shows; torneio de Sollo; e desfile das candidatas à rainha e princesa da Italemanha.

A festa será animada por grupos musicais nacionais e regionais. Uma vasta programação cultural, como apresentações de danças e musicas folclóricas, forró e samba, foi elaborada para divertir os participantes. Alguns destaques são: Jean & Juliano; banda Pakera; Cristian Greik; Rian & Richard; Bonde do Forró; e banda Gang Lex.

A cidade das orquídeas

O município de Marechal Floriano situa-se na Microrregião Sudoeste Serrana do Estado, a 45 quilômetros da Capital. Conhecida como a “Cidade das Orquídeas”, pela grande quantidade de espécies existentes em suas matas, a cidade tem pouco mais de 13 mil habitantes. Suas principais atividades econômicas são a cafeicultura, a olericultura e a avicultura de corte e de postura.

A formação étnico-cultural do município tem forte influência dos alemães e italianos, que fundaram a cidade, e se manifesta na culinária, na dança, na música e na arquitetura. Entre as comidas de origem italiana estão: capeletti, macarronada, nhoques de batata e polenta. Já as comidas de origem alemã são: chucrute, eisbein (joelho de porco), kassler (carré suíno) e würstchen (salsicha).

As festas típicas, as construções antigas, os orquidários e os Centros Culturais Clara Luíza Hulle Pereira e Ezequiel Ronchi, são alguns dos atrativos da cidade. Outros pontos turísticos da região são a Cachoeira do Zeca, a gruta Nossa Senhora de Lourdes e o orquidário Nego Plantas.

Anteriormente chamado de Braço Sul, devido ao braço sul do Rio Jucu que corta a cidade, o município recebeu, em 13/5/1900, o nome de Marechal Floriano, devido à visita do primeiro vice-presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, na inauguração da Rede Ferroviária Leopoldina Railway.

Criado em 30/10/1991 pela Lei nº.4.571, Marechal Floriano foi emancipado de Domingos Martins em 31/10/1991 e instalado em 1º/1/1993.

Programação do 10º Italemanha

Sexta-feira (30)

19 horas – Abertura oficial com show pirotécnico

20 horas – Apresentação da Banda Municipal

20h30 – Apresentação cultural:

Grupo de dança Granelli Dei Monti de Araguaia

Grupo de dança Grünes Tal de Santa Maria

22 horas – Banda Barril de Chopp e Banda Volare

1 hora – Banda Gang Lex

Sábado (31)

13 horas – Reabertura da festa com atividades na tenda cultural e comidas típicas das culinárias italiana e alemã

? Torneio Sollo

17 horas – Apresentações de bandas locais

18 horas – Apresentações culturais

19 horas – Banda Badala Som

21 horas – Banda Volare e Banda Barril de Chopp

23h30 horas – Bonde do Forró

1 hora – Rian & Richard

Domingo (01)

10h30 – Apresentação da Banda Municipal

11 horas – Concertina de Linhares

? Grupo de Dança Pamm Steima de Melgaço

? Grupo de Dança Granelli Dei Monti de Araguaia

? Apresentação de banda locias

15 horas – Sorteio beneficente ao grupo de voluntários Mãos Entrelaçadas e Igreja Católica

16 horas – Banda Gioco Di Mora

21 horas – Cristian Greik

23 horas – Banda Pakera

1 hora – Jean & Juliano

Confira mais Notícias

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Natal de Domingos Martins terá neve artificial e diversas atrações

Venda Nova do Imigrante lança editais para fomento de projetos culturais